Saiba quais são as doenças parasitárias mais comuns em bovinos

Compartilhar

#souagro| Dados da Embrapa Gado de Corte trazem que são seis as doenças parasitárias mais comuns em bovinos no Brasil. O prejuízo no campo chega a marca de US$ 3 bilhões. Nos últimos anos, o mercado tem recorrido a meios naturais de enfrentar o problema, como o controle biológico dos bovinos, por exemplo.

No Brasil, as doenças parasitárias mais comuns em bovinos são: tristeza parasitária bovina, parasitoses gastrintestinais mistas, hemoncose, dictiocaulose, fasciolose e eimeriose.

 

Tristeza Parasitária Bovina

A doença é causada por protozoários e os principais sinais clínicos nos animais doentes são febre, anemia, fraqueza, apatia e pelos arrepiados e sem brilho. A doença pode ser tratada a base de medicamentos prescritos por veterinários.

Parasitoses gastrintestinais mistas

A doença é causada por parasitas e os sintomas podem variar: tosse, aumento da frequência respiratória, acompanhados de perda da produção e de produtividade. Também podem ser sintomas: diarreia, anorexia e desidratação, com perda de peso.

 

Hemoncose

A doença tem ovinos como os hospedeiros mais suscetíveis ao parasita. Ela afeta o trato gastrointestinal e gera lesões hemorrágicas, que podem resultar na morte do animal.

Dictiocaulose

É uma afecção respiratória . A doença também é considerada uma potencial causa de queda na produtividade e pode levar à morte.

 

Fasciolose

Neste caso, o verme  se instala no fígado dos animais e pode  ser mortal. A doença também traz a possibilidade de redução na produção de carne e leite dos bovinos.

Eimeriose

A doença afeta o sistema digestivo e pode  trazer perdas econômicas significativas ao produtor, por causar fortes diarreias e perda de peso.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com agências)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.