Incerteza tira sono de pecuaristas

Saiba quais são as doenças parasitárias mais comuns em bovinos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Incerteza tira sono de pecuaristas

#souagro| Dados da Embrapa Gado de Corte trazem que são seis as doenças parasitárias mais comuns em bovinos no Brasil. O prejuízo no campo chega a marca de US$ 3 bilhões. Nos últimos anos, o mercado tem recorrido a meios naturais de enfrentar o problema, como o controle biológico dos bovinos, por exemplo.

No Brasil, as doenças parasitárias mais comuns em bovinos são: tristeza parasitária bovina, parasitoses gastrintestinais mistas, hemoncose, dictiocaulose, fasciolose e eimeriose.

 

Tristeza Parasitária Bovina

A doença é causada por protozoários e os principais sinais clínicos nos animais doentes são febre, anemia, fraqueza, apatia e pelos arrepiados e sem brilho. A doença pode ser tratada a base de medicamentos prescritos por veterinários.

Parasitoses gastrintestinais mistas

A doença é causada por parasitas e os sintomas podem variar: tosse, aumento da frequência respiratória, acompanhados de perda da produção e de produtividade. Também podem ser sintomas: diarreia, anorexia e desidratação, com perda de peso.

 

Hemoncose

A doença tem ovinos como os hospedeiros mais suscetíveis ao parasita. Ela afeta o trato gastrointestinal e gera lesões hemorrágicas, que podem resultar na morte do animal.

Dictiocaulose

É uma afecção respiratória . A doença também é considerada uma potencial causa de queda na produtividade e pode levar à morte.

 

Fasciolose

Neste caso, o verme  se instala no fígado dos animais e pode  ser mortal. A doença também traz a possibilidade de redução na produção de carne e leite dos bovinos.

Eimeriose

A doença afeta o sistema digestivo e pode  trazer perdas econômicas significativas ao produtor, por causar fortes diarreias e perda de peso.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com agências)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas