Abate de bovinos

Redução na idade de abate de bois ajuda o meio ambiente

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Abate de bovinos

#souagro| A redução na idade de abate de bois ajuda o meio ambiente. Menos tempo de boi no pasto significa redução de gases de efeito estufa no rebanho. E a adequação ao meio ambiente é um desafio para o produtor de boi.

No Mato Grosso, por exemplo, pecuaristas reduziram em 16 meses a idade de abate dos animais. Alternativas que se espalham por outras regiões do país, principalmente entre pequenos e médios produtores.

A redução de idade de abate é crescente no rebanho brasileiro. Além disso, apesar do menor tempo, o pecuarista está conseguindo abater bovinos cada vez mais pesados. Ou seja, além de emitir menos carbono, é possível anda produzir mais carne.

 

As pastagens também influenciam para diminuir os gases emitidos pelo animal e quanto mais o pecuarista investir e tratar o pasto como uma cultura agrícola, maior a tendência de que o capim tenha menos gases poluentes.

Para abater mais rápido também é preciso investimento, principalmente em melhoramento genético do rebanho. Além de apostar em cruzamentos com boa genética, o criador deve se preocupar com os manejos alimentar e sanitário dos animais melhorados geneticamente.

A suplementação mineral e proteica a pasto, pastagens vigorosas e nutritivas, além do investimento em tecnologias de sistema de confinamento afetam diretamente para o abate precoce e com o peso exigido pelos frigoríficos.

 

Esse cuidado vai desde a nutrição uterina para o animal: quando uma vaca prenha é bem nutrida, o terneiro que vai nascer também é e maior a chance de um abate precoce.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – Com Agências)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas