Depois de muita chuva, produtores do RS retomam plantio de trigo

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Depois de dias com chuvas intensas, produtores do Rio Grande do Sul retomaram o plantio de trigo. As atividades foram interrompidas na semana de 06 a 10/06, inicialmente pela ocorrência de chuvas e depois pela manutenção de alta umidade nos solos, que impediam as operações. Mas nesta semana, essas atividades foram retomadas, com maior intensidade na região a Oeste, onde a semeadura é antecipada em comparação com as outras regiões do Estado.

Segundo o Informativo Conjuntural produzido e divulgado pelas gerências de Planejamento e Comunicação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a estimativa de cultivo de trigo para safra 2022 é de 1.413.763 hectares, representando aumento de 15,04% em relação à safra anterior. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. Os triticultores apontam maior demanda por recursos financeiros em relação ao ano anterior e maior dificuldade em obtê-los em função da oferta reduzida nos agentes bancários.

 

CANOLA

Já a estimativa de cultivo de canola para a safra 2022 é de 48.457 ha, representando elevação de 66,79% em relação à safra anterior. A produtividade estimada é de 1.885 kg/ha. A cultura está em fase de implantação.

 

AVEIA BRANCA

A estimativa de cultivo de aveia branca para a safra 2022 é de uma área de 392.507 hectares, sendo 14,26% superior à safra anterior. A produtividade estimada é de 2.217 kg/ha.

CEVADA 
No cultivo de cevada a expectativa para a safra 2022 é de 36.727 ha, representando elevação de 0,84% em relação à safra anterior. A produtividade estimada é de 2.958 kg/ha.

 

CULTURAS DE VERÃO

Soja

Após alguns dias com chuva e alta umidade, a entrada de uma massa de ar frio e seco, desde o último sábado (11/06), tornou as condições ambientais mais favoráveis à colheita da soja. Com isso, as lavouras remanescentes foram colhidas e, em alguns casos, por causa da inviabilidade econômica, abandonadas. A colheita está encerrada. O produto colhido durante o período apresentou umidade acima da ideal para a realização da trilha e da separação.

Não ocorreram danos nos grãos colhidos, mas a umidade elevada diminuiu a eficiência das colheitadeiras e gerou grandes descontos na secagem de soja em empresas cerealistas. Outro fator importante foram os rastros abertos pelo trânsito de maquinário em lavouras com umidade excessiva especialmente na Campanha. A situação vai implicar em novos custos para o nivelamento do terreno com o uso de grade e no atraso das operações de preparo do solo para a implantação de pastagens de inverno, cultivos de cobertura do solo e cereais de inverno.

 

Milho

Houve a retomada da colheita das lavouras maduras desde o último sábado (11/06), e o índice de colheita alcançou 97% da área cultivada e outros 3% seguem em maturação. Contudo, o produto colhido apresentou umidade acima do ideal. As lavouras implantadas em final de janeiro apresentaram maior proporção de grãos avariados e ardidos.

Prosseguiram a adesão de produtores e a realização de reserva de sementes de milho no programa Troca-Troca do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, articulados pelo STR e pelas prefeituras. Algumas cultivares já estão esgotadas.

Milho silagem

Houve avanço significativo no corte de lavouras destinadas à silagem, mesmo naqueles casos que não atingiram o ponto ideal de massa seca, pois a formação de geadas provocou a requeima de folhas, e a manutenção de plantas a campo diminuiria ainda mais a qualidade do material ensilado. Estima-se a finalização da operação de ensilagem de milho no Estado. A produtividade estimada é de 35 t/ha, representando decréscimo de 35% na projeção inicial.

 

Arroz

A colheita da safra 2021/2022 foi finalizada. Os rizicultores realizaram atividades de manejo da resteva e preparo do solo para a próxima safra, reservando algumas áreas para pastejo animal. Embora os níveis de água das barragens ainda não tenham sido recuperados de forma plena, o que condicionará uma redução significativa da área a ser cultivada na próxima safra serão os preços do produto, considerados baixos, e a elevação dos custos de produção.

Feijão 2ª safra

A colheita foi retomada em ritmo acelerado desde o último sábado (11/06), favorecida pela diminuição da umidade e pelo tempo firme, e deverá ser finalizada nos próximos dias. O índice alcança 85% dos cultivos. A expectativa atual de produtividade manteve-se em aproximadamente 1.600 kg/ha.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Emater/RS)

Foto: Biotrigo

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas