combustível

Qual o impacto para o produtor rural com a redução do ICMS?

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
combustível

#souagro| A redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que deve levar à queda dos preços dos combustíveis é aguardada com ansiedade por todo o setor de agronegócio. Mas, qual o impacto para o produtor rural com a redução do ICMS? A estimativa é de que haja uma redução de 4% no custo da produção rural caso a proposta seja sancionada pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

O dado é uma estimativa divulgada pelo presidente da Coopavel Dilvo Grolli. “Essa economia vai desde o uso do óleo diesel na propriedade até os insumos que ele compra, o custo do transporte para cooperativa e depois o custo de exportação. A economia pode chegar até 4% nos custos de produção”, afirma.

 

Para as transportadoras, a notícia também é boa, mas o momento é de cautela. “Tudo que contribua para reduzir custos é importante. Mas não adianta o governo zerar ou diminuir impostos se a decisão, depois, for equiparar os preços ao mercado internacional, conforme o preço do barril do petróleo”, avalia o presidente do Sintropar (Sindicato de Transporte de Cargas e Logísticas do Oeste do Paraná) Antonio Ruiz.

 

Sobre a aprovação

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. O texto, de origem na Câmara, passou pelo Senado e sofreu alterações, por isso, voltou à casa. Agora, o projeto espera a sanção do presidente da República Jair Bolsonaro.

A proposta, em resumo, pode derrubar em até R$ 1,65% o preço da gasolina e em R$ 0,76 o preço do diesel.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas