Mais de 10 mil cabeças de gado morrem em onda de calor

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
#souagro| Mais de 10 mil cabeças de gado morreram em uma onda de calor no estado norte-americano do Kansas. O vídeo que mostra os animais mortos circula em grupos de WhatsApp no Brasil.  Os bois morreram de calor depois de suportar temperaturas acima de 40º C e os rumores é de que elas tenham chegado a 50º C. Porém, sem confirmação.
O vídeo mostra os animais, de pelagem escura, alinhados em um confinamento. A onda de calor causou estresse térmico nos bois, que enfrentavam dias e noites de altas temperaturas.
Nós, do portal Sou Agro, fomos atrás de uma explicação. Segundo o agrometeorologista Reginaldo Ferreira, isso acontece muito no Brasil, por exemplo, com outros animais. “Frango de granja é o mais comum e é por isso que os aviários têm todo um controle de temperatura”, afirma.
O problema não se estende apenas às aves. “O coração de qualquer ser vivo acelera para dissipar calor por conta das altas temperaturas. E, com isso, há grande chance de colapso. Não sabemos se foi exatamente isso que aconteceu neste caso, mas é bem comum a morte de animais por conta da exposição ao calor intenso”, explica.

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas