Quitanda Rural: Um sonho que se tornou realidade

Ageiel Machado
Ageiel Machado

O Seo Valdir Ferreira Sousa tinha um sonho desde adolescente de montar sua própria quitanda rural, ‘estilo mineiro’ como ele diz. Mas a vida o levou para caminhos que pareciam difíceis de realizar o sonho.

Assista à entrevista:

 

 

Ele é natural de Iporã, mas o sangue é de mineiro. “Meu pai era mineiro e pessoal da cooperativa me chamava de mineirinho por causa dele. Eu vim para Palotina em 1995, casei aqui e hoje tenho 7 filhos”, conta.

Ele ainda lembra das dificuldades da vida. “A maior é a financeira, porque são sete filho e para lutar e trazer o pão de cada dia e as coisas básicas é difícil. Já cheguei a ponto de ficar três dias com dificuldade, porém Deus sempre providenciou e colocou um anjo em forma de ser humano para suprir minhas necessidades”, lembra.

O maio sonho da vida de Seo Valdir era montar uma quitanda rural, com estilo rústico para quem entrar se sentir em Minas Gerais. “Eu pensei em um projeto de montar uma quitanda mineira em Palotina e eu chamei meu filho para montar. Ela está começando a se tornar realidade. É uma quitanda onde se encontra o queijo colonial, o amendoim, a mandioca com casaca, o frango caipira, o ovo, enfim tudo que é rustico mesmo”, conta.

“Eu trabalhava fora já há um tempo, meu pai disse para eu trabalhar com ele que me pagaria o salário. Começamos a entregar tempero nos mercados, com o tempo meu pai teve a ideia de abrir a quitanda. Eu topei e começamos a planejar”, conta o filho mais velho de Valdir, Gabriel Sousa.

 

 

Como todo início de uma empresa o capital preocupava. “Começamos em 2021, em meio a pandemia, com o investimento dos nossos próprios recursos montamos as prateleiras e fomos indo. É simples na verdade, mas estamos tornando realidade”, explica Valdir.

Uma das dificuldades no início foi a seca que afetou a horta. “Mesmo que regue o alface não vem com o mesmo padrão. Ainda que faça tudo que tem que ser feito, com adubar e regar, é preciso da ‘mãozinha’ da natureza”, comenta Valdir.

Praticamente 90% dos produtos encontrados no estabelecimento é produção própria da horta de Seo Valdir. Ele tem uma propriedade de 9mil m² no interior de Palotina, no oeste do Paraná. Hoje, além da quitanda, a família Sousa entrega produtos de horticultura para mercados, restaurantes, festas, entre outros na região de Palotina.

 

 

(Ageiél Machado)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas