trigo

Baixas temperaturas favorecem o desenvolvimento do trigo

Ageiel Machado
Ageiel Machado
trigo

#souagro | A onda de ar frio e as previsões de geada deixaram os produtores preocupados no Paraná. Especialmente quem planta grãos, como a segunda safra de feijão e milho. Porém, esses fenômenos não são de todo ruim, para o trigo, que já ultrapassa 50% da área prevista semeada, as temperaturas baixas favorecem a aclimatação e estimulam o perfilhamento, pois as lavouras ainda não chegaram em estágios críticos para o frio.

De acordo com o analista de trigo do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), Carlos Hugo Winckler Godinho, apesar da precocidade da onda de ar frio ter assustado os produtores de grãos do Paraná, os locais onde já está plantado o trigo praticamente não foram atingidos pela geada.

 

 

“Mesmo que fosse atingido poderia ser benéfico para o trigo. Também teria ajudado no perfilhamento da cultura do trigo, em função dessas geadas.” explica o analista.

Ele ainda destaca que principalmente nas áreas que ainda não foi feito o plantio a cultura do trigo deve se beneficiar das geadas, caso ocorra. O fenômeno pode ajudar na redução de pragas que poderiam gerar prejuízos.

“Na metade sul do estado ainda não foi plantado. O plantio deve começar no mês de junho. Nessas áreas as geadas também são benéficas, pois deve ajudar a reduzir a pressão de pragas, especialmente de plantas daninhas”, finaliza.

Assista à reportagem:

 

(Ageiél Machado)

 

 

(Foto: pexels)

 

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas