Saiba como evitar problemas com o maquinário

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro | Para o maquinário não deixar o produtor rural na mão alguns cuidados são necessários. É importante ficar atento com as manutenções diárias e periódicas. Estas ajudam nas condições de funcionamento e prolonga a vida útil.

Assista à reportagem:

 

 

Algumas orientações são para que seja feita uma análise de forma geral. Com isso é possível ver se não há nenhum vazamento de óleo que possa danificar o equipamento. “Diariamente, após a finalização dos trabalhos, é necessário que o operador verifique as tensões de corrente, pois ao longo de um dia de trabalho elas vão criando folgas. Além disso o nível de óleo de todos os compartimentos é preciso ser verificado sempre antes de utilizar o maquinário, porque evita que o equipamento não seja lubrificado de forma inadequada”, explica o gerente de serviços da MA Máquinas, Raphael Spessatto.

Ele ainda orienta o trabalhador a fazer uma limpeza geral do equipamento, pois em alguns locais há um acúmulo de palhadas. “Esses resíduos da cultura que está sendo colhida aliada com alta temperatura se torna inflamável, podendo ocorrer um incêndio no equipamento”.

O segundo grande cuidado é a manutenção preventiva, que geralmente é feita no período de entressafra. “No caso das colheitadeiras deve ser feita uma revisão geral em um intervalo de 500 a 600 horas de trilha. É inspecionada toda a parte mecânica do equipamento é revisado. Muitas vezes são detectados peças com valores irrisórios que é preciso trocar, caso não trocadas poderiam causar um dano muito maior ao equipamento, justamente em momento que a máquina está trabalhando. Isso pode acarretar danos em outros equipamentos. Além de todo o estresse que pode causar, pois as janelas estão cada vez mais estreitas, um dia a mais ou a menos de trabalho interfere muito na produtividade. Por isso é preciso fazer as manutenções preventivas para minimizar as falhas no momento da colheita”.

 

 

Os demais maquinários agrícolas também deve seguir as orientações de manutenção, tanto diária como preventiva. O que vai mudar, são somente os períodos de fazê-las. É necessário que sempre alinhado com algum profissional para não sofrer prejuízos.

O Raphael ainda deixa um alerta para quem pretende adquirir um equipamento seminovo. “Nós sempre orientamos que procure uma concessionária com o chassi do equipamento para verificar qual a procedência. Caso seja possível deve ser feito o levantamento da ficha de manutenção. Além de analisar os pneus, a pintura e o funcionamento da máquina. Só de ligar e fazer funcionar já é possível perceber se existe algum problema”, finaliza Raphael.

 

 

(Ageiél Machado)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas