Primeiro curso de trator só para mulheres em Palotina

Compartilhar

#souagro | O Sindicato Rural de Palotina, em parceria com o sistema FAEP/SENAR-PR, oferecem, pela primeira vez, o curso de trator agrícola somente para as mulheres.

As aulas são divididas em parte teórica e prática. As mulheres aprendem desde o que é o trator, ligar e dirigir, até as manutenções do veículo, sistema e implemento.

 

 

Em Palotina é a primeira vez que é realizado esse tipo de curso somente para o sexo feminino. De acordo com a mobilizadora do SENAR-PR, Marli Fátima, há anos ela pensa em trazer o curso para as mulheres, mas o grande empecilho é a falta de interessadas, porém esse ano ela se sentiu surpreendida com a quantidade de mulheres que se inscreveram. “Foi um desafio para esse ano, eu fiz o convite para as mulheres e elas aceitaram, foi uma surpresa, pois de imediato já foram preenchidas as vagas”, relata.

Segundo a instrutora de mecanização agrícola, Silvana Olzewski, ela já deu cursos de maquinários agrícolas para muitas cidades ligadas ao sistema FAEP/SENAR-PR, mas geralmente o público é de homens. “93% do meu público é masculino, mas tem regiões que trabalham há um tempo com público feminino. Em 1998 foi o primeiro curso só para mulheres, realizado em Goioerê, foi de colheitadeira”, comenta.

 

 

Algumas são herdeiras, outras são donas de fazendas e sítios e sentiram a necessidade de se aprofundarem nos conhecimentos sobre os tratores. “De vez em quando, na propriedade, preciso mexer com trator, mas eu não sei. Por isso eu quis fazer o curso, para ter mais segurança e sem depender de alguém”, comenta Dirlene Lohmann que é produtora rural.

Outra produtora rural, a Liciane Araude, que é sucessora de seu pai na produção, disse que é necessário aprender. “Meu pai já tem um certa idade, como eu sou sucessora, preciso aprender para fazer o serviço que ele faz”, relata.

Inclusive, Marli ressalta, “já têm mulheres em fila de espera para a próxima edição do curso, em 2023”.

Assista a reportagem completa:

 

(Ageiél Machado/Sou Agro)

 

 

(Foto: Ageiél Machado)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.