trator

Primeiro curso de trator só para mulheres em Palotina

Ageiel Machado
Ageiel Machado
trator

#souagro | O Sindicato Rural de Palotina, em parceria com o sistema FAEP/SENAR-PR, oferecem, pela primeira vez, o curso de trator agrícola somente para as mulheres.

As aulas são divididas em parte teórica e prática. As mulheres aprendem desde o que é o trator, ligar e dirigir, até as manutenções do veículo, sistema e implemento.

 

 

Em Palotina é a primeira vez que é realizado esse tipo de curso somente para o sexo feminino. De acordo com a mobilizadora do SENAR-PR, Marli Fátima, há anos ela pensa em trazer o curso para as mulheres, mas o grande empecilho é a falta de interessadas, porém esse ano ela se sentiu surpreendida com a quantidade de mulheres que se inscreveram. “Foi um desafio para esse ano, eu fiz o convite para as mulheres e elas aceitaram, foi uma surpresa, pois de imediato já foram preenchidas as vagas”, relata.

Segundo a instrutora de mecanização agrícola, Silvana Olzewski, ela já deu cursos de maquinários agrícolas para muitas cidades ligadas ao sistema FAEP/SENAR-PR, mas geralmente o público é de homens. “93% do meu público é masculino, mas tem regiões que trabalham há um tempo com público feminino. Em 1998 foi o primeiro curso só para mulheres, realizado em Goioerê, foi de colheitadeira”, comenta.

 

 

Algumas são herdeiras, outras são donas de fazendas e sítios e sentiram a necessidade de se aprofundarem nos conhecimentos sobre os tratores. “De vez em quando, na propriedade, preciso mexer com trator, mas eu não sei. Por isso eu quis fazer o curso, para ter mais segurança e sem depender de alguém”, comenta Dirlene Lohmann que é produtora rural.

Outra produtora rural, a Liciane Araude, que é sucessora de seu pai na produção, disse que é necessário aprender. “Meu pai já tem um certa idade, como eu sou sucessora, preciso aprender para fazer o serviço que ele faz”, relata.

Inclusive, Marli ressalta, “já têm mulheres em fila de espera para a próxima edição do curso, em 2023”.

Assista a reportagem completa:

 

(Ageiél Machado/Sou Agro)

 

 

(Foto: Ageiél Machado)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas