foguete

Foguete do Exército brasileiro desvia rota e cai em lavoura

Débora Damasceno
Débora Damasceno
foguete

#souagro| Um foguete do exército brasileiro caiu em uma lavoura na cidade de Formosa, em Goiás, na última quarta-feira (11). A informação foi apresentada pelo deputado federal José Nelto (PP-GO), durante sessão na Câmara dos Deputados e depois confirmada pelo exército.

“Caiu um míssil na minha cidade de Formosa, lá no Forte Santa Bárbara. Ele foi lançado e mudou o trajeto, caindo perto da cidade, numa plantação de soja”, disse o parlamentar. Na região onde ocorreu a queda do foguete, está um centro de artilharia de mísseis e foguetes do exército, o Forte Santa Bárbara.

VEJA O VÍDEO: 

 

 

Durante o discurso, o deputado ainda solicitou que os responsáveis façam esclarecimentos no plenário: “Diante deste grave incidente, eu convido o ministro da Defesa, o comandante do Exército e o comandante do Forte de Santa Bárbara a comparecerem no plenário ou na comissão para dar as explicações. Como pode um míssil ser lançado e ser desviado?”, perguntou.

Um vídeo mostra o momento em que os foguetes foram lançados, inclusive o que desviou a rota e caiu na plantação. A Polícia civil confirma que as imagens são do dia da queda.

O Exército se manifestou em nota enviada para a CNN confirmando o incidente que aconteceu durante um um treinamento militar e garantiu que não houve feridos: “O Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex) informa que durante exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos, um dos foguetes lançados desviou de sua rota prevista atingindo uma plantação. Após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde constatou não haver vítimas ou danos materiais”, detalhou o informativo.

O caso já está em investigação para apurar o que causou o desvio e a queda do foguete: “O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança. O Exército Brasileiro e a AVIBRAS já estão trabalhando nas investigações”, finaliza o comunicado do exército.

 

 

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:

“Formosa – GO

Em 11 de maio de 2022.

Acerca do incidente de tiro com foguete ocorrido nesta data, o Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex) informa que durante exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos, um dos foguetes lançados desviou de sua rota prevista atingindo uma plantação.

Após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde constatou não haver vítimas ou danos materiais.

O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança.

O Exército Brasileiro e a AVIBRAS já estão trabalhando nas investigações.

Atenciosamente,
COMANDO DE ARTILHARIA DO EXÉRCITO”

 

(Débora Damasceno/Sou Agro com agências)

 

Foto: Divulgação/assessoria do deputado José Nelto

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas