SENAR-PR leva cursos até para cidades sem sindicato rural

Emanuely
Emanuely

Os sindicatos rurais são a principal porta de entrada para os cursos do SENAR-PR em centenas de municípios do Paraná. As entidades mobilizam turmas e viabilizam a realização das capacitações, de acordo com a demanda e a vocação das localidades. O SENAR-PR, no entanto, vai além: o catálogo de cursos está disponível até para municípios classificados como inorganizados – que não têm ou não estão no raio de ação de um sindicato rural. Assim, produtores e trabalhadores rurais de qualquer lugar do Paraná podem ter acesso às capacitações.

Para isso, basta que o município faça um pedido formal, por meio de ofício. Segundo a diretora-técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR, Débora Grimm, se o curso solicitado já estiver no catálogo da entidade, o pedido vai direto para o supervisor da região para que a demanda seja atendida. Mas o SENAR-PR também acolhe solicitações mesmo quando as capacitações não estão no portfólio. Nestes casos, a entidade contrata especialistas, para desenvolver um treinamento sob demanda.

“Nosso objetivo é sempre atender ao produtor rural, seja pelo sindicato rural, órgãos parceiros ou municípios. Quando o município solicita cursos, podemos avaliar estes pedidos e até renovar nosso catálogo, caso essas demandas comecem a se repetir” aponta Débora. “Por se tratar de interesse do município, o pedido deve vir do prefeito ou de um secretário municipal”, destaca a diretora-técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Adrianópolis

Um dos casos mais recentes ocorreu em novembro do ano passado, quando, a pedido da prefeitura de Adrianópolis, o SENAR-PR levou um curso e uma palestra sobre produção de cachaça e de derivados de cana-de-açúcar ao município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Na ocasião, a entidade assinou um acordo de parceria com o município, que não tem sindicato rural nem é atendido como extensão de base. O contrato formaliza a relação entre o SENAR-PR e a prefeitura, para que mais cursos sejam realizados a produtores locais.

Turma do curso de produção de cachaça e de derivados de cana-de-açúcar realizada em Adrianópolis

O contrato estabelece as responsabilidades de cada parte. À prefeitura, cabe, por exemplo, viabilizar o local onde os cursos serão realizados e arcar com despesas de alimentação e transporte – se for o caso – dos alunos. O SENAR-PR, por sua vez, garante a execução técnica das capacitações, fornecendo instrutores e materiais didáticos. Tudo isso torna mais fácil o planejamento e a organização do município e da entidade para a realização dos cursos.

“Nós já vínhamos atendendo Adrianópolis, mas de forma pontual. Quando eles queriam algum curso, enviavam ofício pedindo e o SENAR-PR atendia. Essa parceria firmada fortalece e formaliza a relação, tornando o processo fácil’”, diz o supervisor da Regional Curitiba do SENAR-PR, Alexandre Marra.

Engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) que atua em Adrianópolis, Celso Lima, destaca que o SENAR-PR já vem trabalhando no município há dez anos, proporcionando o desenvolvimento do setor agropecuário e a promoção social da localidade por meio dos cursos. Na área profissional, Lima menciona cursos de ovinocultura, de pastagens e de cultivos florestais. No setor social, títulos envolvendo artesanato.

“O SENAR-PR tem um papel importante, treinando os agricultores e pecuaristas do nosso município. Temos desde fazendas de pinus à agricultura orgânica, que têm produtores e trabalhadores atendidos. Os cursos também nos ajudam a desenvolver cadeias, como a criação de ovinos”, destaca Lima.

Agora, os produtores de Adrianópolis estão de olho na fabricação de cachaça. O município produz cerca de 90% da cana-de-açúcar que abastece a RMC e espera agregar valor, com produtos que garantam mais renda. Além da palestra e do curso ministrados no fim do ano passado, já tem uma nova capacitação agendada para 2023. Outra atividade a ser explorada a partir de cursos do SENAR-PR é o turismo rural.

“O município tem vocação para produção de cachaça. Queremos aproveitar e melhorar o que já temos de melhor. Os cursos têm ajudado bastante, permitido novas ideias aos nossos produtores, no sentido de ver coisas que podem trabalhar melhor”, aponta Lima.

Outros municípios

Adrianópolis é o primeiro município inorganizado a firmar parceria com o SENAR-PR, mas não é o único atendido pela entidade. Ao longo de seus quase 30 anos de atuação, a entidade vem atendendo de forma pontual, conforme a demanda, a municípios que não têm sindicatos rurais ou extensão de base. Na RMC, por exemplo, o SENAR-PR também levou capacitações, recentemente, a Fazenda Rio Grande e Mandirituba; no Litoral, Guaratuba foi atendido com cursos de drones e aplicação de agroquímicos; no Norte Pioneiro, produtores de Jaboti frequentaram capacitação na área de produção artesanal de alimentos.

“Esses são apenas alguns exemplos. Também temos atendido a muitos municípios inorganizados com cursos de fora do catálogo, contratando especialistas para desenvolver capacitações e atender a demanda. O importante é que os produtores sejam atendidos”, destaca Débora.

(Com FAEP)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas