Foto: Reprodução/Secretaria de Agricultura do Mato Grosso do Sul

Seminário vai debater projetos de pesquisa e inovação na agricultura familiar

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Reprodução/Secretaria de Agricultura do Mato Grosso do Sul

Um seminário será realizado para debater projetos de pesquisa e inovação na agricultura familiar no Mato Grosso do Sul. A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), vinculadas à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realizam no dia 30 de novembro o Seminário de acompanhamento dos projetos aprovados no âmbito da Chamada Especial Fundect/Agraer 14/2022.

Com o edital a Fundect garantiu, de forma inédita, o financiamento de projetos da Agraer voltados ao desenvolvimento e inovação da agricultura familiar, atendendo às condições sociais, econômicas e culturais dos pequenos agricultores, indígenas e quilombolas. São pesquisas nas áreas de agricultura de baixo carbono, bioeconomia e biotecnologia, com estudos para desenvolvimento da: produção de leite; integração lavoura/pecuária/floresta; espécies nativas; fruticultura; controle alternativo/biológico de pragas e doenças; recuperação de pastagens degradadas e ainda agroecologia.

O seminário será no Auditório da AGRAER – Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (CEPAER), Rodovia MS-80, Km 10 (saída para Rochedo) e terá palestra de abertura com o Dr. Ruy Caldas, pesquisador visitante da ESALQ-USP, intitulada “Programa de Melhoramento Genético de Longo Prazo: Impacto na Agricultura Familiar”.

Programação:

8h – Abertura
8h30 – Palestra com o Dr. Ruy Caldas, pesquisador visitante da ESALQ-USP.
9h15 – Intervalo
9h30 – Apresentação dos projetos (10 min cada)
– Ocorrência da seca dos ponteiros da goiabeira (Erwinia psidii) em Mato Grosso do Sul e o seu controle alternativo in vitro e in vivo.
Héber Ferreira dos Reis

– Avaliação das dinâmicas de fertilidade e teor de matéria orgânica de solos em Sistemas Agroflorestais Biodiversos.
Tércio Jacques Fehlauer

– Efeito de diferentes doses de Fosfato Natural Reativo de Bonito (FNRB) e Potássio Natural (KMC – Rocha Nefelina Sienito) em pasto de Brachiária Brizantha cv. Piatã.?
Sandro Cardoso

– Boas práticas agropecuárias e qualidade do leite de produtores que utilizam resfriadores comunitários na região central de Mato Grosso do Sul.
Vitor Corrêa de Oliveira

– Controle Biológico de pragas da goiabeira em área de agricultores familiares na região da Grande Dourados (MS).
Isaias de Oliveira

– Sistema silvipastoril como estratégia de baixo carbono: indicadores de sustentabilidade produtividade e índices de conforto térmico animal.
Edimilson Volpe

– Desenvolvimento do cultivo da guavira (Campomanesia sp): integração com pecuária e propagação vegetativa.
Ana Cristina Araújo Ajalla

– Avaliação da semeadura direta e plantio de mudas de espécies florestais nativas com potencial de uso em sistemas agrosilvipastoris.
Camila Pellizzoni Balthazar

– Crescimento desenvolvimento produtividade e qualidade de frutos de pitayas como cultura alternativa aos produtores de Mato Grosso do Sul.
Aline Mohamud Abrão Cezar

– Sobrevivência crescimento e desenvolvimento de mudas de erva mate (Ilex paraguariensis) sob diferentes épocas de plantio e tipos de mudas.
Felipe das Neves Monteiro

11h10 – Abertura para perguntas e comentários
11h30 – Encerramento

Com informações de Maristela Torres Cantadori Amatuzzi

Secretaria de Agricultura do Mato Grosso do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas