Governo de SC pede agilidade para ajuda em cidades afetadas pelas chuvas
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello esteve neste fim de semana, em Rio do Sul para um encontro com prefeitos da Associaรงรฃo Dos Municรญpios do Alto Vale do Itajaรญ (Amavi), o ministro da Integraรงรฃo e Desenvolvimento Regional, Waldez Gรณes e lideranรงas locais. A reuniรฃo serviu para tratar da reconstruรงรฃo das cidades e da ajuda ร populaรงรฃo afetada pelas fortes chuvas dos รบltimos dois meses.
Jorginho Mello pediu ao Governo Federal que a parte da ajuda que vem de Brasรญlia venha o mais breve possรญvel para os municรญpios catarinenses e que os prefeitos, que ainda esbarram na burocracia, agilizem os pedidos de auxรญlio. โO que todos nรณs queremos รฉ que vocรชs consigam acertar a documentaรงรฃo e que chegue mais rรกpido, e que a validaรงรฃo e anรกlise seja o mais rรกpido possรญvel e que o dinheiro chegue para vocรชs. Tudo que a gente pรดde fazer em questรฃo humanitรกria a gente fez. Todos vocรชs sรฃo testemunhas dissoโ, disse o governador.
- SUPER QUEBRA: โVai faltar dinheiro para circular no mercadoโ, diz Aprosoja
- Com apoio tรฉcnico, crianรงa com intolerรขncia ร lactose consome leite de vacas do sรญtio
JICA
Alรฉm do socorro imediato, com ajuda humanitรกria e recursos para limpeza e reconstruรงรฃo das cidades, o governador Jorginho Mello tambรฉm mostrou atenรงรฃo aos projetos de prevenรงรฃo e proteรงรฃo aos catarinenses. Ele pediu que seja incluรญdo do Programa de Aceleraรงรฃo do Crescimento (PAC) dinheiro para essa finalidade. โIncluir no PAC obras da JICA para que a gente consiga efetivamente colocar dinheiro para fazer dragagem, pra fazer barragem. Duas barragens o governo vai iniciar, as de Mirim Doce e Petrolรขndiaโ, disse.
O ministro Waldez Gรณes disse que โo governo de Santa Catarina apresentou as suas prioridades e estรฃo contemplados lรก 11 projetos estruturantes. E tem uma discussรฃo sobre um estudo antigo feito aqui pela Jica que pode se traduzir tambรฉm em novos projetos que me parece ser uma grande prioridade de Santa Catarina, do Governo do Estado, das prefeituras, da bancada federal e vamos fazer reuniรฃo especificamente para isso, pra que juntos possamos levar ao presidente demandas novas relacionadas ร prevenรงรฃoโ.
O projeto em questรฃo foi desenvolvido pela Japan International Cooperation Agency (Jica), a partir de 2009 contemplando um estudo de toda a bacia do Itajaรญ. O resultado รฉ um plano de aรงรตes e obras para mitigaรงรฃo de enchentes e enxurradas que historicamente afetam a regiรฃo do Alto Vale.
(Com: Christiano Vasconcellos / Secom/SC)