Foto: Embrapa

Rastreabilidade e segurança alimentar serão temas de palestra em evento focado no agronegócio

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Embrapa

Um dos maiores produtores de alimentos e exportadores de commodities agrícolas, para o Brasil a rastreabilidade vem se tornando condição fundamental para atender às exigências do mercado consumidor, interno e externo, por informações e maior transparência nas cadeias produtivas. Para discutir os desafios e oportunidades para o País, dentre deste cenário, a Embrapa e instituições parceiras promovem no dia 22 de novembro, em São Paulo (SP), o “Summit de Rastreabilidade no Agronegócio: Agro em Código”, com a participação de representantes do setor produtivo, governo, varejo, indústria e empresas de tecnologia. O evento será gratuito e as inscrições podem ser feitas AQUI.

A rastreabilidade e a segurança alimentar será tema da palestra de abertura do evento, proferida por Luiz Carlos Beduschi Filho, oficial sênior em Políticas de Desenvolvimento Rural do Escritório Regional da FAO para América Latina e o Caribe. A programação do Summit conta ainda com três painéis, em que serão apresentados casos de aplicação em diferentes cadeias de produção animal e vegetal, aspectos ligados à legislação e o mercado associado à rastreabilidade de produtos agrícolas.

Legislação

Um dos temas que serão debatidos dentro da programação do Summit são as normas e leis que contemplam a rastreabilidade como ferramenta para certificação, fiscalização e para a segurança dos alimentos. O chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Autocontrole, Monitoramento, Certificação e Rastreabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Cid Alexandre Rozo, vai falar sobre a Lei do Autocontrole (Lei nº 14.515/2022), que prevê um novo sistema de fiscalização para a produção agropecuária com a participação do setor privado no desenvolvimento de programas de garantia da qualidade e da segurança de seus produtos.

A Instrução Normativa que estabelece procedimentos para o controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia de frutas, legumes e verduras (FLV) será abordada pelo gerente-geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Carlos Alexandre Gomes. Elaborada em conjunto com o Mapa, a INC 02/2018 considera a rastreabilidade de cada elo da cadeia de produção de FLV, com a oferta obrigatória das informações aos consumidores finais.

O painel também vai apresentar ao setor um panorama dos impactos no Brasil do regulamento aprovado pela União Europeia em abril que determina a proibição da importação de produtos agropecuários provenientes de áreas com qualquer nível de desmatamento identificado até dezembro de 2020.

A secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Renata Miranda, trará mais informações sobre o documento e também sobre a plataforma online proposta pelo Mapa que prevê o uso de tecnologia blockchain para certificar produtores que utilizam técnicas sustentáveis no sistema de produção.

Inovações do campo à prateleira

Como o setor produtivo, a indústria e o varejo estão se organizando para levar a rastreabilidade ao seu público consumidor será o tema do painel “Desafios e Inovações na Jornada do Campo à Prateleira”. Participam do debate José Roberto Gonçalves, diretor de Assuntos Regulatórios da BRF,  Meg Felippe, diretora comercial do Grupo Carrefour Brasil,  e Silmara Ferraresi, diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

As tendências e oportunidades para o agro serão discutidas no painel “Rastreabilidade 360º”, que vai abordar o uso da tecnologia blockchain, com destaque para o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar) da Embrapa, a importância da adoção de padrões internacionais, a digitalização dos sistemas de Indicação Geográfica (IG), as práticas de ESG e o potencial do mercado de crédito de carbono.

Para discutir estes temas, foram convidados Stanley Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, Bernardo Madeira, vice-presidente do iCoLab – Instituto Colaborativo em Blockchain, Hulda Oliveira Giesbrecht, coordenadora de Negócios de Base Tecnológica do Sebrae, e Fernando Bacarin, presidente da Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos (Abrarastro).

O encerramento do evento prevê ainda o lançamento do Guia de Boas Práticas de Rastreabilidade no Agro, elaborado pela Embrapa Agricultura Digital e GS1, organização internacional representada no Brasil pela Associação Brasileira de Automação.

Serviço

Summit de Rastreabilidade no Agronegócio: Agro em Código

Data: 22/11/2023

Horário: das 13h às 18h

Endereço: Auditório da GS1 Brasil, na Rua Henrique Monteiro, 79, Pinheiros – São Paulo (SP)

Com Embrapa

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas