Autorizado estudo para construção de nova ferrovia que vai agilizar escoamento de safras

Liliane Dias
Liliane Dias

Mostramos no Portal Sou Agro que deveria ter acontecido ontem (31) o julgamento da ação que suspendeu a construção da Ferrogrão. E apesar do julgamento não ter acontecido, o ministro Alexandre Moraes, autorizou a retomada dos estudos da Ferrogrão e deferiu o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para que em 60 dias, apresente sugestões para solução da projeto.

A construção da Ferrogrão prevê a ligação de 933,2 quilômetros entre os estados do Mato Grosso e do Pará, ligando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Porto de Miritituba, no Rio Tapajós.

A expectativa é que a Ferrogrão proporcione um aumento na capacidade logística do Brasil, reduzindo o custo de transporte de grãos e promovendo o desenvolvimento econômico da região.

Além da capacidade de escoar 58 milhões de toneladas por ano, a obra ainda deve gerar empregos diretos e indiretos e diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Se aprovada a obra deve custar cerca de R$ 21,5 bilhões.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, considerou a decisão do ministro do STF, que permitiu que análises possam tramitar no TCU, ANTT e Ministério dos Transportes, uma “vitória” para o estado.

 

(Liliane Dias/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas