Dia de campo apresenta alternativas de produção de cereais de inverno para terras baixas

Emanuely
Emanuely

A Embrapa e parceiros realizam o Dia de Campo Cultivos de Inverno em Terras Baixas na próxima segunda-feira, dia 05 de junho, no Campo Experimental da Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa, no município de Capão do Leão/RS.

O evento tem como objetivo apresentar alternativas de produção de cereais de inverno em terras baixas com a apresentação das potencialidades e limitações para esses cultivos. Dentre as técnicas a serem apresentadas aos participantes, a equipe da Embrapa irá apresentar cultivos em sulco-camalhão e em camalhões de base larga, o manejo eficiente em lavouras de trigo, além de cultivares BRS de trigo, cevada, azevéns e leguminosas de inverno.

O evento vai acontecer somente no período da tarde, das 13h às 17h, com quatro estações. Acompanhe a programação aqui. Todos os interessados no tema podem participar, uma vez que o evento é aberto ao público; a comissão organizadora solicita a quem puder que faça uma inscrição prévia no site.

A atividade será compartilhada com pesquisadores e técnicos da Embrapa Clima Temperado, Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), tendo a participação do Senar/RS e de empresas provedoras de insumos.

Tecnologias que serão abordadas no evento

A tarde de campo vai contar com quatro vitrines onde serão apresentadas as práticas e tecnologias voltadas à inserção dos cereais de inverno em sistemas de produção em terras baixas. Dentre estas será mostrada uma área com trigo semeado em sulco-camalhão, na resteva da soja “Com a utilização do sulco-camalhão há uma drenagem melhorada para a lavoura de trigo, ao qual esperamos um desempenho de produção satisfatório, assim como já obtivemos com o triticale neste mesmo sistema”, disse o pesquisador José Maria Parfitt.

“Vamos apresentar as três principais táticas de como desenvolver o cultivo de cereais de inverno em terras baixas em relação ao excesso de água destas áreas. Uma delas é a utilização de valas ou valetas comuns nas lavouras, a outra é a sistematização e o uso de sulco-camalhão e a terceira diz respeito ao uso de camalhões de base larga”, comentou o pesquisador Giovani Theisen. Ele inclusive irá mostrar aos visitantes como estruturar os camalhões de base larga e como este método simples de manejo do solo pode contribuir para controlar o excedente de água na lavoura; assim como irá repassar detalhes de como se faz, quanto tempo leva para ser construído, quais equipamentos são utilizados, qual a necessidade de investimentos, dentre outros detalhes e resultados experimentais sobre esta técnica.

Haverá também um momento de discussão sobre as potencialidades do cultivo de cereais de inverno nas terras baixas, e dentre estas, a disponibilidade de área física é algo importante. “Existem estimativas que uma área próxima à que atualmente se cultiva com soja poderia ser usada para também produzir cereais nas terras baixas”, defendeu Theisen. Outro aspecto é a questão econômica, uma vez que a ampliação dos cultivos oportuniza a realização de um maior volume de negócios, aumentando o giro econômico geral e os empregos dentro do Estado.

Outro ponto a ser abordado no dia de campo envolve as orientações sobre como produzir trigo direcionado para produção de grãos e para o trigo de duplo propósito, que são os cultivares que podem ser pastoreados pela pecuária antes de produzir grãos. “Pretendemos mostrar todas as oportunidades de uso dos cereais de inverno, tanto para a produção de grãos quanto para o alimento conservado, para pastoreio ou cobertura, visando agregar valor ao sistema de produção de forma a manter uma agricultura mais sustentável e regenerativa”, disse o pesquisador Giovani Faé, que participa representando a Embrapa Trigo. Faé informa que a equipe apresentará as principais práticas de manejo para aumentar a eficiência na produção desses cereais, diminuindo riscos e maximizando os resultados de produção.

A equipe para este dia de campo é formada por cerca de dez especialistas, que repassarão tecnologias e casos de sucesso, comentando dados coletados nos experimentos e esclarecendo as dúvidas dos participantes. O evento é gratuito.

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas