Foto: Sou Agro

Agro na Copa do mundo: frango do Oeste do PR alimenta país sede da competição

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Sou Agro

#souagro| Que a copa do mundo é no Catar todo mundo sabe né? Mas você sabia que parte da carne que alimenta o país é do Brasil? Pois é, a comunidade muçulmana consome apenas carne Halal que é um tipo de produção especial para as carnes bovina e de frango, que segue rigorosas regras de sanidade e rastreabilidade e o país sede da maior competição de futebol mundial recebe carne do Oeste do Paraná.

A C.Vale, cooperativa do Oeste paranaense, tem o complexo avícola que segue normas de qualidade e segurança alimentar nos processos BRC Global Standard for Food Safety, seguindo normas internacionais para as indústrias de alimentos que desejam assegurar a seus clientes a capacidade de produzir alimentos saudáveis e com qualidade.

 

O abatedouro de aves segue as normas do Sistema de Garantia da Segurança dos Alimentos HACCP – Codex Alimentarius, através da análise de todas as etapas de produção para o levantamento dos perigos existentes e a definição das medidas de controle, importantes para a segurança dos alimentos, e através do certificado do sistema de Garantia Halal atende aos requisitos estabelecidos por comunidade religiosa muçulmana.

“A C.Vale começou a exportar para o Catar em junho desde ano. De lá para cá enviamos em torno de 1 milhão e 400 mil quilos de coxa e sobrecoxa (esse montante não responde nem a 1% de nossas exportações). A copa foi um fator motivador, mas a gripe aviária/influenza nos Estados Unidos acabou abrindo esse novo mercado”, segundo a cooperativa.

 

DO BRASIL PARA O CATAR

Expandindo um pouco mais os dados, saindo um pouco do Oeste paranaense, de acordo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), nos dez primeiros meses de 2022, o Catar aumentou em 40% a compra de carne de frango do Brasil, comparando com o mesmo período de 2021.

Neste ano, o Catar chegou a ser o quarto principal destino da carne de frango do Brasil. Até agosto, haviam sido enviadas 72,38 mil toneladas de carne de frango do Brasil para o Catar, 52,8% a mais que  2021. O faturamento de janeiro a agosto somou US$ 141 milhões, aumento de 86%. Segundo a ABPA, o Brasil é o maior fornecedor de carne de frango para o Catar, respondendo por 60% do volume importado pelo país.

“A média mensal das exportações de carne de frango se mantém acima das 400 mil toneladas, em linha com as projeções da ABPA para o ano. O desempenho positivo das receitas obtidas com as vendas internacionais aponta para um quadro de manutenção da demanda do mercado internacional pelo produto brasileiro”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Legal né? Saber que o agronegócio brasileiro está sendo representado com carne de qualidade em um país com muitas exigências sanitárias para o consumo do frango.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias