TECNOLOGIA

Fazenda inteligente é vitrine de inovação para produtores no Paraná

Uma fazenda inteligente é vitrine de inovação para produtores no Paraná. O espaço criado em Londrina, Norte do estado, é uma parceria do IDR-Paraná e da Cocriago, que atua com promoção de inovação aberta para um espaço de fazenda inteligente, conhecida como smart farm.

A parceria visa criar um ambiente de vitrine tecnológica de soluções inovadoras para produtores rurais envolvendo startups, empresas, cooperativas e pesquisadores, que exemplifique as atividades de inovação aberta geridas pelo hub. O projeto já está em andamento.

 

O conceito “fazendas inteligentes” está relacionado ao uso de tecnologias no meio rural por meio da modernização no gerenciamento de propriedades e agilidade da comunicação. O objetivo é o aumento na quantidade e qualidade dos cultivos, além da otimização da mão de obra.

A Cocriagro atua na promoção de inovação aberta com startups, empresas, cooperativas e institutos de pesquisa. A proposta é validar tecnologias, oportunizar a conexão e a integração para a geração de negócios.

“O objetivo do projeto em Londrina é aplicar as iniciativas das startups e empresas ligadas ao Cocriagro, com a coordenação técnica do IDR-Paraná,” explica George Hiraiwa, do Cocriagro.

Inovação

A smart farm será composta de duas áreas semeadas com cultivares de soja e feijão do IDR- Paraná. O Cocriagro custeará a mão de obra para acompanhamento da área agronômica e a execução do manejo e tratos culturais. Para a safra de 2022/2023, as empresas participantes são Cooperativa Agroindustrial Integrada, Inquima, Laboratórios Nova e Bayer, que vão fornecer os insumos para o manejo das culturas.

As startups que utilizam suas tecnologias na área são Agritel – equipamento de telemetria no maquinário utilizado ao longo da safra; Agro365 – plataforma de gestão de propriedade; Espectro – sensores de solo; FarmGO – estação meteorológica e agricultura de precisão; Fitovision – plataforma Syslaudo para acompanhamento dos experimentos; Agroper – fertilizantes orgânicos; Dioxd – tratamento de sementes com dióxido de carbono; e EPI Cont – gestão dos EPIs durante o manejo.

Com AEN

Tatiane Bertolino

Recent Posts

Onda de frio deve atingir alguns estados

Uma massa de ar frio avança a partir desta sexta-feira e vai impactar vários estados…

agosto 21, 2026

Cotações Agropecuárias: Laranja pera segue pressionada; poncã e tahiti se valorizam

O mercado de frutas de mesa segue com ritmo mais lento neste mês de agosto,…

agosto 21, 2026

Criminosos arrombam casa em área rural e levam 100 metros de fios

Uma residência na área rural de Francisco Alves foi alvo de criminosos na tarde desta quinta-feira (20),…

agosto 21, 2026

Agrinho 2026 registra mais de 6,3 mil trabalhos inscritos

A 31ª edição do Concurso Agrinho registrou 6.376 trabalhos inscritos nas 24 categorias. A maior…

agosto 21, 2026

Duelo de forças na atmosfera do Brasil no fim de agosto

Um grande duelo de forças na atmosfera do Brasil será travado nestes últimos dez dias…

agosto 20, 2026

Inovação: Cibersegurança ganha espaço na pauta do agro

A transformação digital redefine a forma como o agronegócio produz, gerencia informações e toma decisões.…

agosto 20, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais