Foto: Copel

Campanha é promovida para evitar acidentes com energia elétrica na área rural no PR

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Copel

Uma campanha é promovida para evitar acidentes com energia elétrica na área rural no Paraná. Caminhões, pulverizadores e colheitadeiras são parte do cenário rural paranaense, e a operação deste tipo de maquinário facilita cada vez mais a rotina em época de plantio e colheita, mas também exige cuidado adicional, ao transitar próximo à rede elétrica: o toque de veículos na fiação de luz é uma das principais causas de acidentes por choque elétrico em áreas rurais. Nos últimos cinco anos, a Copel registrou 70 acidentes com a energia elétrica em atividades relacionadas ao campo. Nestas ocorrências, a proximidade de grandes veículos com a rede elétrica é a causa mais frequente de acidentes, seguida pelo risco das varas de pesca e aquelas utilizadas para colher frutas.

O número representa 39% do total de acidentes por choque elétrico registrados na comunidade em todo o Paraná. Por isso, a empresa de energia mantém ao longo de todo o ano a campanha Energia Segura, com orientações sobre o uso seguro da energia veiculados pelo rádio, em folhetos, cartazes, palestras e vídeos. Nesta semana, voluntários da campanha fazem visitas a cooperativas e estabelecimentos comerciais que atendem produtores rurais para reforçar esta comunicação, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

Neste ano de 2022, até o mês de outubro foram registrados 12 acidentes na área rural, seis deles fatais. Em comparação, 2021 registrou 15 acidentes em atividades do campo, sendo 87% dos casos graves ou fatais.

O engenheiro da Segurança do Trabalho na Copel, Raul da Silva Claudino, afirma que a falta de atenção durante o trabalho é um dos principais fatores que levam ao contato com a fiação de alta tensão. “A gente sabe que o trabalho do agricultor é intenso, e muitas vezes ele está tão focado na sua atividade por longas horas, até de noite, que acaba se esquecendo da rede elétrica, até estacionando embaixo. Por isso fazemos este alerta e pedimos cuidado”, explica.

Raul reforça que se acontecer de o maquinário tocar a rede de energia, o motorista deve manter a calma, permanecer dentro do veículo e avisar a Copel. Isso porque se a pessoa descer, pode acontecer a chamada “tensão de passo”. Ele explica que o fenômeno se dá pela diferença de potencial entre as pernas de uma pessoa em contato com a corrente de alta tensão. “Se o motorista pisa no chão, a diferença entre um pé e outro faz ele se tornar um condutor de eletricidade e o choque pode ser grave ou até fatal”, completa.

Para evitar qualquer tipo de problema, o ideal é não parar a colheitadeira ou outros maquinários grandes debaixo da rede elétrica e nunca subir neles se estiverem perto dos fios. No caso do pulverizador, é importante a atenção para baixar as barras ao passar sob a rede da Copel. A movimentação da terra e o dano eventual aos estais também podem acabar reduzindo a altura do chão até a rede. “Se avistar cabos baixos, o produtor deve comunicar a Copel imediatamente”, diz o engenheiro.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas