candidatos

Para não errar na escolha, relembre as propostas do agro dos candidatos à presidência

Débora Damasceno
Débora Damasceno
candidatos

#souagro| 2 de outubro, esta foi a data definida para a escolha dos representantes políticos dos brasileiros. Neste domingo, os eleitores votam para escolher governador, deputados estadual e federal, senador e presidente da república.

Ao longo dos últimos dias, publicamos às propostas dos candidatos à presidência da república com foco nas ideias voltadas para o agronegócio.

 

Para te relembrar todos esses planos de governo, vamos colocar aqui em ordem alfabética, conforme divulgado pelo TSE, os trechos dessas propostas.

CIRO GOMES

Ciro Ferreira Gomes,  registrou o nome de candidato como Ciro Gomes do partido PDT e tem como vice, Ana Paula Andrade Matos Moreira, registrada como Ana Paula Matos.

candidato

 

A proposta de governo do candidato tem 26 páginas. E a palavra agronegócio não aparece no plano de governo, a citação do setor está dentro da “Agenda Ambiental” quando diz: “O crescimento do Brasil passa necessariamente por uma agenda ambiental clara, capaz de provar que a floresta em pé vale muito mais que um campo desmatado. É essencial realizarmos de forma imediata um zoneamento econômico e ecológico no país, em especial na região amazônica para defendermos nossos ecossistemas. Uma estratégia de desenvolvimento regional, associada à maior segurança fundiária, pode contribuir muito para a redução do desmatamento. Trata-se de uma estratégia que mostrará como é possível conciliar e integrar a lavoura, a pecuária e a floresta. Será necessário envolver a população local em atividades econômicas que sejam rentáveis e sustentáveis a eles, mas que excluam a derrubada da floresta. A pesquisa científica e tecnológica, realizada pelos próprios órgãos de pesquisa da Amazônia, encontrará novos produtos e formas de produção, os quais serão essenciais para preservar a floresta, possibilitar o seu manejo sustentável e garantir a realização de atividades econômicas à população local”.

A proposta completa do candidato pode ser lida AQUI.

CONSTITUINTE EYMAEL

José Maria Eymael disputa pelo partido Democracia Cristã (DC), e registrou o nome de candidato como Constituinte Eymael e tem como vice, João Barbosa Bravo, registrado como Professor Bravo.

candidato

A proposta de governo do candidato tem 9 páginas. E o agronegócio entrou dentro do tópico:  “POLÍTICA ORIENTADA PARA O DESENVOLVIMENTO”. Onde Fala de incentivos a vários setores e geração de empregos.

Na letra (h) do texto, a proposta de governo diz o seguinte: “Valorizar o agro-negócio e apoiá-lo com ações de governo específicas, valorizando e apoiando ao mesmo tempo os pequenos e médios produtores rurais.

A proposta completa do candidato pode ser lida AQUI.

 

FELIPE D’AVILA

Luiz Felipe Chaves D’avila, que registrou o nome de candidato como Felipe D’avila do partido Novo e tem como vice, Tiago Lima Mitraud de Castro leite, registrado como Tiago Mitraud.

candidato

A proposta de governo do candidato tem 36 páginas. E o agronegócio aparece várias vezes no documento. A primeira citação é a seguinte: ” Vamos iniciar pela base da agricultura. As atividades do agronegócio vão se multiplicar por meio da agricultura de precisão e da criação de produtos de maior valor agregado, que levarão a um aumento total das exportações, e diminuirão a atual dependência sobre as commodities. Para viabilizar esse setor ainda mais produtivo e sustentável, precisamos fazer a tecnologia chegar no interior do Brasil por meio de investimentos em energia, com o Nordeste à frente; da silvicultura comercial; além do programa de reflorestamento nativo, que dobrará de tamanho e transformará a plantação de florestas em uma fonte ainda mais sólida de trabalho e renda. E tudo isso sem prejudicar um único milímetro da terra hoje empregada em atividades produtivas”, diz a primeira parte.

A proposta completa do candidato pode ser lida AQUI.

JAIR BOLSONARO

O candidato Jair Messias Bolsonaro,registrou o nome como Jair Bolsonaro e disputa à reeleição. Ele é do Partido Liberal (PL) e tem como candidata à vice-presidente Walter Souza Braga Netto que registrou a candidatura como Braga Netto.

candidato

A proposta de governo do candidato tem 48 páginas e o agronegócio está especificado no item: “Promover e Fortalecer a Capacidade de Agregação de Valor da Agropecuária e da Mineração”, com as seguintes informações.

“Após a reeleição, devem ser estimuladas empresas modernas de beneficiamento, incluindo cooperativas, pequenos e grandes produtores. A bioeconomia deve ser abordada no Plano de Governo, de forma a oferecer soluções sustentáveis dos mais variados sistemas de produção, com especial atenção à agropecuária a fim de substituir ao máximo recursos fósseis e não-renováveis. Nesta direção, o Governo Bolsonaro, no seu segundo mandato, intensificará as ações de promoção da competitividade e transformação do agronegócio, por meio do desenvolvimento e da incorporação de novas tecnologias biológicas, digitais e portadoras de inovação, permitindo o crescimento vertical da agropecuária, com sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

Para conferir a proposta de governo completa do candidato, clique AQUI.

LÉO PÉRICLES

O candidato Leonardo Péricles Vieira Roque, registrou o nome como Léo Péricles. Ele é do partido Unidade popular (UP) e tem como candidata à vice-presidente Samara Martins da Silva que registrou a candidatura como Samara Martins.

candidato

A proposta de governo do candidato tem 12 páginas e o agronegócio está especificado no item “Reforma agrária popular; nacionalização da terra e fim do monopólio privado da terra”. Dizendo que:  Garantia do acesso à terra com crédito abundante para todos que nela trabalhem, no campo (interior) e nas proximidades das grandes cidades, com fomento às pequenas culturas, à
agricultura urbana e à agricultura familiar, para o povo produzir e comprar alimento saudável e barato; Realizar ações discriminatórias nas terras dos cerrados brasileiros para regularizar e retirá-las das mãos dos grileiros, entregando-as a cooperativas rurais, formadas por pequenos produtores e trabalhadores sem terra; Atualização dos índices agropecuários de produtividade para desapropriação dos latifúndios; Atualizar a estrutura do INCRA visando encurtar o tempo dos processos de desapropriações e expropriações de imóveis que não cumprem a função social; Universalizar a assistência técnica e extensão rural, capacitação aos agricultores(as) na perspectiva agroecológica, crédito e políticas de comercialização para as famílias assentadas e
pequenos proprietários(as) rurais.

Para conferir a proposta de governo completa do candidato, clique AQUI.

LULA

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva, registrou o nome como Lula. Ele é do PT (Partido dos Trabalhadores) e tem como candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin, do PSB (Partido Socialista Brasileiro).

 

A proposta de governo do candidato tem 21 páginas e com relação ao agro, a proposta diz que “é preciso fortalecer e modernizar a estrutura produtiva por meio da reindustrialização, do fortalecimento da produção agropecuária e do estímulo a setores e projetos inovadores. Estamos comprometidos com a soberania alimentar, por meio de um novo modelo de ocupação e uso da terra urbana e rural, com reforma agrária e agroecológica, com a construção de sistemas alimentares sustentáveis, incluindo a produção e consumo de alimentos saudáveis. Daremos apoio à pequena e média propriedade agrícola, em especial à agricultura familiar. Políticas de compras públicas podem servir de incentivo à produção de alimentos saudáveis e de qualidade – que têm tido sua área plantada reduzida nos últimos anos por falta de apoio do Estado –, e de estímulo à ampliação das relações diretas dos pequenos produtores e consumidores no entorno das cidades”.

A proposta completa do candidato você confere AQUI.

PADRE KELMON

Padre Kelmon é do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB e tem como vice, Luiz Claudio Medeiros da Fonseca Gamonal, o pastor Gamonal do mesmo partido. Ele assumiu a candidatura no lugar de Roberto Jefferson que teve o pedido indeferido.

A proposta de governo tem 12 páginas e o agro aparece na afirmação: “o PTB entende que a agropecuária é prioritária em um país como o Brasil, com sua potencialidade e dimensão geográfica. A Agricultura familiar deve ser estimulada”. A proposta também traz que “o PTB entende o cooperativismo como um autêntico elemento de progresso econômico e social”.

A proposta completa pode ser conferida AQUI.

SIMONE TEBET

Simone Nassar Tebet, que registrou o nome de candidata como Simone Tebet do partido MDB e tem como vice, Mara Cristina Gabrili, registrada como Mara Gabrili.

A proposta de governo da candidata tem 48 páginas. E o agronegócio aparece no documento. A citação que aparece na proposta “Economia verde e desenvolvimento sustentável” é a seguinte: “Vamos acelerar e antecipar o alcance de metas de redução de gases de efeito estufa e de reflorestamento previstas nos acordos internacionais. Recuperar os mecanismos de comando e controle, fortalecer órgãos de fiscalização, como o ICMBio e o Ibama. É preciso acabar com a falsa dicotomia que opõe meio ambiente e desenvolvimento. Em sua imensa maioria, o setor produtivo brasileiro – e o agro em particular – já produz com sustentabilidade e responsabilidade. No entanto, em contrapartida, os que destroem, devastam e desmatam ilegalmente serão tratados com total rigor e tolerância zero pelo nosso governo. Nossos produtores agrícolas passarão a contar com um plano de safra plurianual, com diretrizes de financiamento e crédito agrícola, seguro rural e armazenagem de médio e longo prazos. A agricultura familiar merecerá apoio com crédito, extensão agrícola e cooperação técnica. O Brasil que queremos vai acelerar a transição para uma matriz ainda mais limpa, renovável, segura, barata e eficiente de energia de baixo carbono, em particular aplicada ao transporte público integrado nos grandes centros urbanos”, diz o documento.

A proposta completa da candidata pode ser lida AQUI.

SOFIA MANZANO

Sofia Manzano, do PCB (Partido Comunista Brasileiro). Sofia Padua Manzano tem como vice Antônio Alves, do mesmo partido.

A proposta de governo da candidata tem 19 páginas. Para a agricultura, a candidata reforça que “pretende fazer a retomada dos estoques reguladores da Conab., a realização de uma reforma agrária sob o controle dos trabalhadores, com a imediata desapropriação sem indenização de todos os latifúndios improdutivos, das fazendas com trabalho escravo e as que não estejam cumprindo a função social conforme regulamenta a legislação, fortalecimento dos órgãos de abastecimento alimentar e dos estoques reguladores, visando a que o governo do Poder Popular tenha condições de garantir a segurança alimentar da população, bem como fortalecimento dos órgãos de pesquisa agropecuários e a construção de empresas públicas para a produção de insumos para a agricultura visando tornar o país autônomo nessa área. Criação de uma nova política agrícola, ecologicamente sustentável, com incentivo e crédito à produção de alimentos saudáveis, e preços mínimos que possam garantir o aumento da produção, como estímulo à democratização da posse da terra e garantia de sua propriedade pelos trabalhadores, o governo do Poder Popular incentivará a constituição de grandes cooperativas agropecuárias visando racionalizar o sistema produtivo e ampliar a oferta de alimentos básicos”.

A proposta completa da candidata pode ser conferida AQUI.

SORAYA THRONICKE

candidata Soraya Vieira Thronicke, que registrou o nome como Soraya Thronicke. Ela é do partido União Brasil e tem como candidato à vice-presidente Marcos Cintra, do mesmo partido.

A proposta de governo da candidata tem 73 páginas e o agronegócio está especificado no item “Agricultura e Segurança Alimentar”. Entre as ações previstas estão “elaborar e implementar uma Estratégia Nacional para fortalecer a agricultura familiar, privilegiando as vocações regionais. Tornar a agricultura familiar brasileira referência internacional em qualidade e capacidade produtiva. Fortalecer o PRONAF. Fortalecer a CONAB para voltar a ter atuação de destaque no mercado nacional de grãos. Retomar os financiamentos de todos os programas de agricultura familiar que estão paralisados pelo governo. Priorizar o programa nacional de segurança alimentar e nutricional (PNSAN) e a aquisição e estoque de alimentos. Focar no agronegócio, sem negligenciar nossa capacidade de abastecer o mercado interno, gerenciando estrategicamente os estoques reguladores, sob cuidados da CONAB. Implementar uma política de regulação de mercado, de forma a manter o mercado interno abastecido e em condições de atender a população, sobretudo nesse período grave, de tensões internacionais e de reorganização geopolítica e geoeconômica. Incrementar as linhas de financiamentos ao pequeno agricultor em todos os bancos estatais. Investir em pesquisa e inovações tecnológicas para a agricultura familiar. Criar programa de cooperação com universidades e centros de pesquisa para aumentar a competitividade e produtividade da agricultura familiar brasileira. Patentear as inovações desenvolvidas para o setor da agricultura familiar, para o crescimento do setor.
Investir na produção de ração, já que a dieta das aves, dos suínos e bovinos tem 70% de milho. Se faltar milho, aumenta o preço final da comida do trabalhador”, entre outras ações.

Para conferir a proposta de governo completa da candidata, clique AQUI.

VERA

A candidata Vera Lucia Pereira da Silva Salgado, que registrou o nome como Vera. Ela é do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) e tem como candidata à vice-presidente Raquel Tremenbé, do mesmo partido.

A proposta de governo da candidata tem 26 páginas. O agro aparece no tópico 26 no quesito “Reforma e Revolução Agrária sob controle dos trabalhadores, para garantir comida barata para os brasileiros” quando diz que o aumento na produção agropecuária deve servir para acabar com a fome do povo brasileiro. “Para isso, defendemos a expropriação e estatização das grandes empresas agro pecuárias sob controle dos trabalhadores. A prioridade para a produção deve ser a alimentação do povo brasileiro, com a exportação dos excedentes. E defendemos também o financiamento da produção e ampla assistência técnica aos pequenos produtores”.

Para conferir a proposta completa da candidata, clique AQUI.

(Débora/Sou Agro – com informações do TSE)

Foto: Sou Agro

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas