Pesquisa avalia contribuição das bactérias na emissão de metano de bovinos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Pesquisa realizada na Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), conseguiu avaliar a contribuição de bactérias na emissão de metano de bovinos da raça Nelore e na eficiência alimentar desses animais.

No estudo, foram avaliadas amostras de 52 touros durante 105 dias. Os bovinos foram divididos em dois grupos de tratamento no confinamento na Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste: um com dieta convencional e outro com nutrição baseada em subprodutos.

 

“Estamos tentando saber se, usando a informação sobre o tipo de microrganismos abrigado pelo animal, conseguimos melhorar seu perfil de eficiência alimentar e emissão. Para isso, identificamos associações entre componentes do microbioma dos bovinos e a emissão residual de metano. No entanto, a principal descoberta foi encontrar marcadores do perfil de emissão no microbioma usando amostras de fezes bovinas”, conta Luciana Regitano, pesquisadora. Geralmente, os estudos utilizam amostras do rúmen  dos animais, o que é muito mais difícil e invasivo.

A pesquisa identificou um total de 5.693 variantes de sequência de amplicon – ou sequências de DNA individuais – nos microbiomas dos touros. Uma análise mostrou 30 ASVs bacterianos e 15 tipo de microrganismo) como diferencialmente abundantes (DA) entre os dois tratamentos alimentares.

 

“Acessamos a informação do microbioma bovino por meio de uma técnica que permite fazer muitas cópias de uma região específica do DNA dos genomas das bactérias e arqueias e sequenciá-las. Esses pedacinhos amplificados e sequenciados, que chamamos de ASVs, compreendem nossas unidades de análise.”

Por exemplo, o estudo constatou duas sequências de DNA individuais de bactérias relacionadas ao fenótipo de emissões de metano.

 

Já no que diz respeito ao consumo alimentar, foram identificadas quatro ASVs bacterianas no rúmen, três delas associadas à ineficiência alimentar e uma a maior eficiência.

De acordo com Regitano, o trabalho de coleta e avaliação será ampliado em uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para a amostragem ser mais representativa da raça Nelore no país.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

Foto: Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas