doença

Doença que é a maior ameaça à citricultura mundial está na mira do Mapa

Débora Damasceno
Débora Damasceno
doença

#souagro| A principal doença dos citros e a maior ameaça à citricultura mundial, Huanglongbing (HLB) – também conhecida como Greening – causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp está na mira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A doença em si ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes. No Brasil, a praga está presente e sob controle oficial nos estados de Minas Gerais, do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

 

Por isso o Mapa, publicou a Portaria nº 661 que submete à consulta pública, pelo prazo de 60 dias, a proposta de alteração no Programa Nacional de Prevenção e Controle à doença denominada .

“O objetivo da consulta pública é prover uma ampla participação e discussão em ajustes pontuais, identificados durante a elaboração das ferramentas de apoio à execução e auditoria dos novos procedimentos estabelecidos pela Portaria 317/2021”, explica a coordenadora-geral de Proteção de Plantas do Mapa, Graciane de Castro.

 

Entre as alterações apresentadas se destaca os critérios para a eliminação obrigatória de plantas hospedeiras com sintomas da doença em pomares comerciais, de acordo com as diferentes espécies cultivadas.

A proposta de alteração foi elaborada de forma colaborativa com representantes de Órgãos Estaduais de Sanidade Vegetal envolvidos nas ações de monitoramento e controle da doença.

 

As sugestões tecnicamente fundamentadas deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/Para ter acesso ao Sisman, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA), por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/.

(Débora Damasceno/Sou Agro  com Mapa)

(Foto: Mapa)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas