Controle de parasitas é fundamental para saúde do gado

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O controle de parasitas é fundamental para saúde do gado e tanto os internos quanto os externos representam o maior pesadelo dos pecuaristas brasileiros.

Segundo dados da Scot Consultoria, esses indesejáveis “hóspedes” podem provocar perdas de até US$ 7 bilhões por ano – o que significa aproximadamente R$ 35 bilhões na pecuária. O médico veterinário e gerente nacional de animais de produção da Syntec do Brasil, Fernando Santos faz o alerta: “é importante ter conhecimento sobre as formas de controle desses parasitas. Isso é essencial para o bom desempenho da pecuária. O controle pode ser feito com tratamentos pontuais e em épocas específicas, mas nunca pode ser esquecido sob pena de pesado prejuízo no ganho de peso no gado de corte”.

 

Com a chegada da época de calor e o aumento das chuvas, é comum o aumento das infestações de carrapatos, ectoparasita mais comum na rotina pecuária. “Os carrapatos causam irritação, perda de apetite e redução de peso, entre outros problemas, como a tristeza parasitária. Uma infestação séria faz com que os animais percam peso e desenvolvam doenças, comprometendo o lucro dos produtores”, afirma o especialista.  

Os prejuízos dos pecuaristas vão desde a perda de arrobas por animal até a baixa precificação do couro, uma vez que os parasitas causam danos, tanto sugando o sangue dos animais quanto “machucando” o couro.

 

Entre os parasitas internos  mais comuns em bovinos, estão os vermes, que comprometem o desempenho do gado e proporcionam consistentes perdas para as fazendas. “Os vermes gastrointestinais causam atraso do crescimento, diminuição do ganho de peso e, até mesmo, perda de peso, além de deixar o rebanho mais vulnerável a outras doenças”, explica o veterinário.

Para proteger os bovinos e controlar as infestações de carrapatos e vermes, a empresa disponibiliza no mercado Iverjex 3,5%. Composto por alta concentração (3,5g) de invermectina e com veículo tixotrópico que proporciona liberação lenta e regular do produto e efeito prolongado, o medicamento tem eficácia comprovado contra bernes, carrapatos, vermes, moscas e problemas nos cascos. Oferece menor período de carência dentre as ivermectinas 3,5% e protege o rebanho de maneira eficiente.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com assessoria)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas