Agricultores terão versão mais produtiva de mandioca
#souagro| Agricultores terão acesso a cultivar mais produtiva de mandioca. Produtores do Distrito Federal e Entorno passam a contar com uma opção mais versátil da cultura.
Após ter sido lançada em junho para o Paraná e São Paulo, a recomendação de uso da cultivar BRS 429 para a região será lançada pela Embrapa Cerrados (DF) e a Emater-DF em Novo Gama, Goiás, no dia 17 de agosto. O evento é aberto a produtores rurais, técnicos, estudantes, agentes de desenvolvimento e demais interessados na mandiocultura.
- BPFron apreende agrotóxicos contrabandeados no Paraná
- Mercado do trigo é foco de congresso internacional
Além da elevada produtividade média de raízes – mais de 50 toneladas por hectare em ensaios na região, sendo 42% superior à variedade comercial mais utilizada –, a nova cultivar apresenta raízes de polpa com coloração amarela intensa, o que indica elevado teor de betacaroteno, precursor da vitamina A; precocidade (colheita a partir de oito a nove meses após o plantio); e moderada resistência à bacteriose e ao superalongamento, duas das principais doenças que acometem a cultura no Brasil Central.
A altura da planta, inferior a 3 metros, permite uso da parte aérea na alimentação animal e atenua o acamamento, sendo que a elevada altura da primeira ramificação da BRS 429 favorece os tratos culturais e o plantio mecanizado. A cultivar pode ser utilizada em sistema convencional ou orgânico, com resposta positiva à irrigação. Além disso, apresenta atributos culinários importantes, como sabor, boa qualidade de massa e estabilidade de cozimento.
- Semana é marcada pela queda de preços em produtos vendidos na Ceasa
- Registro oficial de tratores e equipamentos pode reduzir custos para produtores rurais
O desempenho agronômico da mandioca foi validado por meio da condução de 23 unidades de pesquisa participativa – em áreas de produtores no Distrito Federal e Entorno e com a participação efetiva dos agricultores – nas safras 2018/2018, 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021. O trabalho foi realizado pela Embrapa Cerrados em parceria com a Emater-DF e com o apoio da Fundação Banco do Brasil.
Programação
O evento contará com quatro estações técnicas. O extensionista rural Antônio Carlos Mendes, da Emater-DF, apresentará um panorama do cultivo de mandioca de mesa no Distrito Federal e Entorno. Os pesquisadores Eduardo Alano e Josefino Fialho, da Embrapa Cerrados, vão falar sobre a geração, validação e o potencial de impacto da cultivar BRS 429 na cadeia produtiva de mandioca de mesa da região.
- Conheça o insumo que reduz perdas na produtividade do milho consorciado com braquiária
- Encontro nacional do Agro terá Paraná bem representado
Os avanços na identificação, bioecologia, danos e formas de manejo da broca-das-raízes da mandioca, principal praga da cultura no DF e Entorno, serão apresentadas pelo pesquisador Charles Oliveira, também da Embrapa Cerrados.
Já Kleiton Aquiles e Fabiano Carvalho, extensionistas da Emater-DF, vão abordar o manejo de irrigação e o uso de cobertura plástica (mulching) no cultivo de mandioca. As tecnologias aliam as vantagens da irrigação em mandioca, que permite a definição do momento ideal para irrigar e da lâmina de água a ser aplicada, as vantagens da utilização de cobertura plástica do solo, que propicia significativa diminuição da mão-de-obra para o controle de mato no mandiocal, sem a utilização de herbicidas.
- Encontro reforça representatividade das mulheres no Agro
- Produtoras rurais participam de evento voltado à mulher do Agro
Lançamento da cultivar de mandioca de mesa BRS 429 para o DF e Entorno
Data: 17/08/2022
Horário: 8h30 às 12h
Local: Chácara Custódio – Vale das Andorinhas, Novo Gama, Goiás.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)
Foto: Embrapa