ESPECIAIS
Conheça a capital brasileira do lúpulo
#souagro| No país onde a cerveja é muito consumida, receber o título nacional de produção do lúpulo, ingrediente fundamental na produção da bebida, é sinônimo de orgulho e responsabilidade. Foi justamente isso que a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, recebeu nesta semana, passando a ser conhecida como Capital Nacional do Lúpulo.
A Lei 14.414, de 18 de julho de 2022, que concede o título ao município, um dos produtores desse tipo de planta no país, está publicada no Diário Oficial da União.
- Cursos de capacitação garantem bons resultados nas propriedades
- Produtores de biodiesel podem solicitar o Selo Biocombustível Social
Lúpulo é o nome dado a um tipo de trepadeira que cresce principalmente em regiões de clima frio. Cientificamente, é chamada de Humulus lupulus. A planta é muito usada na produção de cerveja e no setor terapêutico, especialmente no tratamento de problemas hepáticos e digestivos.
Muito usado na indústria cervejeira, o lúpulo atua para dar cheiro e sabor amargo à bebida e para formar a espuma, uma das características do produto. Além disso, o lúpulo age como um conservante natural, inibindo a proliferação de bactérias e, assim, ajudando no prolongamento do tempo de validade da cerveja para o consumo.
- Colheita de milho avança e produtividade é positiva no MS
- Casos de raiva continuam aumentando em Cascavel; cenário gera preocupação
Em Teresópolis está localizado o primeiro viveiro autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a produção de mudas da planta. Isso ocorreu em 2018, após o Viveiro Ninkasi cumprir processo junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).
(Débora Damasceno/Sou Agro com Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)