Com expectativa de abater 90 mil frangos por dia, novas indústrias serão inauguradas no Paraná
#souagro| Nesta quarta-feira (27) acontece em Iporã, no Noroeste do Paraná, a inauguração de duas novas unidades da Levo Alimentos, uma empresa criada em parceria com a C.Vale e a Pluma Agroavícola. Serão um incubatório e um frigorífico de frangos que abriu cerca mil novas vagas de trabalho na cidade, além dos empregos indiretos, o que movimenta a economia de toda a região.
O incubatório será inaugurado a partir das 14h. Já no frigorífico, a inauguração acontece às 16h. Além de autoridades, empresários do setor estarão presentes nos eventos. Uma visita pelas instalações será realizada e, na sequência, os convidados participarão de um coquetel.
- Redução na idade de abate de bois ajuda o meio ambiente
- Mesmo com a guerra, Rússia garante que vai entregar fertilizantes ao Brasil
O presidente da Levo Alimentos e também do Grupo Pluma, Lauri Paludo, explica que essas novas unidades fazem parte do plano de expansão da empresa. “Além do abate de frangos, que já realizamos em Umuarama e Capanema, queremos expandir nossa produção para toda a região Noroeste, que agora vai contar com um novo frigorífico e um incubatório, em Iporã”, enfatiza Lauri.
Para o vice-presidente da Levo e presidente da C.Vale, Alfredo Lang, os investimentos realizados, além de incrementar a renda dos produtores rurais, vão gerar empregos e qualidade de vida na região. “Estas unidades estão abrindo novas oportunidades de trabalho, incrementando o comércio e a arrecadação de tributos nos municípios envolvidos”, concluiu Lang.
- Mapa apreende toneladas de fertilizantes irregulares no PR
- “Vamos ter crédito disponível na primeira quinzena de julho”, diz Ministério da Economia sobre Plano Safra
Frigorífico
O frigorífico, que está localizado na Chácara Pedra Branca, tem 21 mil metros quadrados. Foram investidos cerca de R$ 180 milhões em uma estrutura moderna, com equipamentos de alta tecnologia. Inicialmente, o abate será de 40 a 60 mil frangos/dia, com expectativa de atingir 90 mil aves/dia até outubro deste ano. A unidade industrial tem capacidade para abater 200 mil aves/dia e esse número deve ser atingido em 2023. Cerca de 230 aviários irão fornecer as aves ao frigorífico. A produção atenderá os mercados interno e externo.
- Procura por ovos diminui, mas preço permanece estável, afirma Cepea
- Agroindústria familiar: empreendedora colocou “a mão na massa” para vencer a depressão
Incubatório
No incubatório, que fica na Rua Estrada do Cordeiro, foram investidos em torno de R$ 76 milhões. A área tem 10 mil metros quadrados. Para este ano, a meta é atingir a incubação de 10,5 milhões de ovos por mês. Mais de 20 granjas irão produzir ovos férteis, para atender a demanda do local. Os pintinhos serão enviados para as granjas da Levo, C.Vale e Pluma Agroavícola de todo o Paraná.
Levo Alimentos
A Levo Alimentos nasceu em 2020, de uma parceria entre a Pluma Agroavícola e a Cooperativa C.Vale, quando foi inaugurada a primeira unidade em Umuarama, no Noroeste do Paraná. Atualmente, a empresa fornece produtos para o mercado interno e exporta para vários países.
(Débora Damasceno/Sou Agro com C.Vale)
(Foto: reprodução)