Foto: Senar
#souagro|Um acordo de cooperação técnica entre o Sistema CNA/Senar e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai possibilitar a continuidade das ações educativas de prevenção e combate de incêndios na atividade rural por meio do programa “Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura”.
A parceria prevê a capacitação de instrutores e produtores e elaboração de material técnico e educativo voltado à adoção de práticas alternativas ao uso do fogo nas propriedades rurais.
“A parceria continua focada em ações de prevenção a queimadas e alternativas ao uso do fogo em propriedades rurais. Embora existam épocas do ano mais propícias à ocorrência de incêndios, quando falamos em prevenção, devemos ter atenção às medidas de prevenção o ano todo”, explicou o assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Mateus Tavares.
O Ibama vai disponibilizar conteúdos e profissionais para atualização do material, capacitação dos instrutores do Senar e para palestras em eventos técnicos com intuito de informar o produtor rural sobre a importância do tema.
As ações incluem ainda a construção de um plano de prevenção e combate aos incêndios florestais com a realização de um piloto em propriedades rurais.
Além disso, a parceria pretende aplicar a metodologia de desenvolvimento de planos operativos de prevenção a queimadas em áreas rurais e produzir novas soluções educacionais sobre educação ambiental, prevenção de incêndios florestais e outros temas relacionados ao fogo.
A parceria já disponibiliza três minicursos na modalidade a distância por meio deste LINK. São eles: Comportamento do Fogo, Prevenção a Incêndios Florestais e Técnicas de Realização de Queima Controlada em Propriedades Rurais. Os três já capacitaram mais de quatro mil pessoas.
(Débora Damasceno/Sou Agro com CNA)
A Prefeitura de Toledo mobilizou equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social…
Desde 2024, presidente da entidade está à frente do projeto ‘Sistema FAEP no Trecho’, para…
Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, defende cautela na regulamentação das mudanças na…
O mercado brasileiro de feijão iniciou o mês de outubro com oscilações nas cotações, em…
A previsão do modelo COSMO/INMET para o período de 14 a 21 de outubro indica…
Em reunião da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte do Sistema FAEP, especialista apontou oportunidades…
O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias
Leia Mais