Movimentação Porto de Paranaguá - Paranaguá, 10/06/2019 - Foto: Cláudio Neves/APPA

Atraso no plantio do milho ameaça setor produtivo

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Movimentação Porto de Paranaguá - Paranaguá, 10/06/2019 - Foto: Cláudio Neves/APPA

 

#souagro | Uma nova crise do milho ameaça bater à porta dos produtores paranaenses. O efeito cascata provocado pelo atraso no plantio da soja em setembro do ano passado em decorrência da falta de chuvas, pode refletir no principal insumo da cadeia produtiva de carnes, como aves, frango e boi. O alerta foi dado pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, em entrevista concedida na tarde desta terça-feira (02) ao portal Sou Agro. “Estamos na expectativa de ser recebidos pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para suplicar a extensão por mais dez dias para o período de zoneamento do milho”, revela o secretário.

Na manhã desta terça-feira, o secretário estadual Norberto Ortigara, se reuniu com representantes da Sindiavipar, Ocepar, Copacol, Coopavel, Avenorte, Jaguafrangos, Seara, BRF, GT Foods e com o presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ricardo Santin, para avaliar a situação e o “quadro complicado de custos, suprimentos de milho e necessidade de ajustes para baixa da produção”.

“Precisaremos de milho a qualquer custo”, frisa Ortigara. “Vislumbramos um horizonte de falta de milho a curto prazo e por isso é necessário proteger quem quer plantar, mesmo que fora do zoneamento original”.
O milho já deveria estar bem desenvolvido, entretanto, em virtude dos atrasos, muitos produtores começaram somente agora realizar o plantio. A preocupação é com o elevado risco de perdas na cultura ocasionadas pelas geadas, costumeiramente registradas nos meses de junho e julho. Esse pensamento tem levado muitos produtores a desistir do plantio do milho, o que geraria o déficit de produção e um colapso nas culturas, que dependem do insumo para as demais atividades pecuárias. Outro fator agravante é o crescimento da cadeia animal e o aumento das exportações de frango, que tem o milho como seu principal insumo. (Sirlei Benetti/Vandré Dubiela)

 

Veja entrevista do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, concedida com exclusividade ao portal Sou Agro.

 

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas