Rússia anuncia retomada de acordo para exportação de grãos da Ucrânia

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (02) que retomará sua participação no acordo que libera as exportações de grãos da Ucrânia. Moscou anunciou a reversão depois de a Turquia e as Nações Unidas ajudarem a manter o fluxo de grãos ucranianos por vários dias, sem participação russa nas inspeções.

O Ministério da Defesa da Rússia justificou a retomada do acordo dizendo que recebeu garantias de Kiev (capital da Ucrânia) de que o corredor de que o corredor de grãos od Mar Negro não será usado para operações militares contra a Rússia.

 

“A Federação Russa considera que as garantias recebidas no momento parecem suficientes e retoma a implementação do acordo”, disse o comunicado do ministério russo.

O acordo para exportação de grãos foi firmado há aproximadamente três meses e deixou para trás a possibilidade de uma crise mundial de alimentos ao suspender o bloqueio russo à Ucrânia, que é um dos maiores fornecedores do mundo.

 

A Rússia suspendeu seu envolvimento no acordo no sábado, dizendo não poder garantir a segurança dos navios civis que cruzam o Mar Negro após um ataque à sua frota. A ideia de que o acordo poderia terminar nesta semana levantou novamente a possibilidade de fome global e fez com que o preço dos suprimentos aumentasse.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Agência Brasil de Notícias)

Foto: REUTERS

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas