Abastecimento de água é afetado em cidades do PR atingidas por temporal; interior é o mais prejudicado

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Abastecimento de água é afetado em cidades do PR atingidas por temporal. As chuvas que atingiram o Paraná nos últimos dias, incluindo a madrugada desta segunda-feira (31), prejudicam o fornecimento de água em diversas cidades do Estado e o interior é o mais prejudicado. Segundo a Sanepar, a queda de energia e o aumento da turbidez dos sistemas de captação, provocados por temporais, são os principais fatores que afetam o abastecimento, principalmente nas áreas rurais do estado.

Até as 13 horas desta segunda-feira (31), 28 municípios registravam problemas: Curitiba e Almirante Tamandaré (RMC); Figueira, Ibaiti, Conselheiro Mairinck, Siqueira Campos e Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro); Matelândia, Ramilândia, Itaipulândia, Céu Azul, Nova Aurora e Missal (Oeste); Apucarana, Ivaiporã, Califórnia, Cambira, Rondon, São Carlos do Ivaí, Jardim Alegre e Novo Itacolomi (Vale do Ivaí); Guaporema, Lunardelli, Lidianópolis, Jandaia do Sul e Mauá da Serra (Noroeste); Congonhinhas (Norte); e Quarto Centenário (Centro-Oeste).

 

Na maioria dos locais os problemas são causados por estragos na rede elétrica. A Copel já foi acionada e trabalha para recomposição das redes. Sem produção de água, pode ocorrer desabastecimento em partes das cidades ou em todas as regiões do município.

Em Matelândia e em Ramilândia, Oeste do Paraná, a falta de abastecimento pode afetar todas as regiões das duas cidades e ainda não há prazo para normalização. Em Céu Azul o problema também afeta toda a cidade e a Copel prevê restabelecer a energia até as 15 horas. No entanto, o fornecimento de água só deve voltar à normalidade gradativamente durante a noite. Em Nova Aurora, o problema no abastecimento afeta o distrito de Palmital. A normalização deve ocorrer durante a noite, a partir das 23 horas. Já em Missal, a falta de energia pode provocar falta d’água ou oscilação de pressão na rede. A previsão é de que o abastecimento normalize, de forma gradativa, no período da noite desta segunda-feira.

 

Segundo a Sanepar, a falta de energia no poço 14 afeta o abastecimento de água nas partes mais altas de Santo Antônio da Platina. A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra em torno das 23 horas. Em Rondon e Guaporema pode faltar água temporariamente em todas as regiões das duas cidades. No momento, a expectativa é a de que o abastecimento só volte à normalidade a partir 23 horas e será de forma gradativa.

As fortes chuvas da noite de domingo (30) causaram falta de energia nas unidades de produção e distribuição de água de São Carlos do Ivaí, afetando o abastecimento em todas as regiões da cidade. É possível que o abastecimento só volte à normalidade durante a noite. Em Quarto Centenário, o problema ocorre no distrito de Bandeirantes do Oeste. O poço que abastece os moradores está sem energia e o abastecimento deve voltar à normalidade a partir das 18h e será de forma gradativa.

 

Em situações como estas, a orientação é que se faça uso da água, priorizando alimentação e higiene pessoal. A Sanepar lembra que só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Companhia sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com AEN)

Foto: Sanepar

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas