Gansa cuida de cachorrinhos recém nascidos

Compartilhar

Não é difícil ver animais ajudando uns aos outros. Mesmo em casa, muitos tutores são testemunhas da cooperação entre cachorros, entre cachorros e gatos e até com aves e roedores. Gansos, no entanto, são tidos como animais territorialistas e “bravos”. Mas esta mãe gansa é tão gentil que até se tornou babá de cachorrinhos.

A gansa já havia estabelecido fortes vínculos de amizade com a cachorra e, quanto esta deu à luz, a ave fez questão de ficar por perto, para ajudar no que desse e viesse. Ela até ajuda a cuidar e proteger os cãezinhos, em suas primeiras explorações aventureiras pelo “mundo” – que, por enquanto, termina “muito aquém do jardim”.

A mãe gansa

Ela se movimenta de um lado para o outro, está sempre atenta aos passos dos filhotes, observa ruídos diferentes e até entra no ninho, talvez para aquecer os cachorrinhos.

Da mesma forma, ela parece estar preocupada com a amiga, que acabou de superar o trabalho de parto. A gansa dá apoio e é bastante solidária à cachorra, exausta com os cuidados que uma ninhada exige de maneira quase ininterrupta.

A cachorra, por seu lado, parece se tranquilizar com a presença da ave. Ela conseguiu ficar tranquila durante o nascimento dos cachorrinhos, enquanto a gansa se ocupava garantindo que tudo estava correndo bem. A relação das duas é mais uma prova de que não existe nada melhor do que um amigo por perto.

A gansa chega a entrar na gaiola que foi providenciada para garantir o isolamento da cachorra e dos filhotinhos. Ela se deita sobre os cãezinhos, para aquecê-los e impedir movimentos desnecessários. No vídeo, é possível perceber que ela transmite segurança para a nova família.

As notícias

Esta gansa, pelo menos, é a mais perfeita tradução da gentileza e da dedicação ao próximo. Ela não ficou ao lado da amiga apenas durante o trabalho de parto. Os cãezinhos já têm algumas semanas de vida e a babá parece não estar disposta a abdicar do seu posto.

A cachorra, da raça samoieda, deu à luz seis filhotes. A gansa pode ser vista desde que a mãe começou a se mostrar inquieta e ansiosa, dando indícios de que o parto era iminente – os tutores registraram todo o processo, da preparação do ninho à primeira mamada dos cãezinhos.

Não se sabe exatamente por que um ganso vive com uma família. Mesmo em propriedades rurais, essas aves costumam ser mantidas distantes do convívio com humanos. Elas são excelentes guardiãs, mas não são muito boas na interação.

Mas, independentemente de quais forem os motivos, a cachorra está muito feliz e aliviada porque a gansa amiga estava por perto quando ela mais precisou. A gansa surpreendeu a todos, mostrando-se uma mamãe zelosa, vigilante e muito carinhosa. Nas imagens, é possível perceber que ela quer realmente proteger os cachorrinhos.

Os filhotes, já maiorzinhos, confiam totalmente na babá improvisada. A mãe gansa permite que eles subam no seu dorso, “investiguem” as patas e se aninhem embaixo das suas asas. Em nenhum momento, é possível notar algum movimento brusco e a gansa parece ter nascido com toda a paciência do mundo.

Quem acha que gansos são sempre maus, sempre perseguem os indefesos (às vezes, os “indefesos” são humanos adultos), este é o momento de repensar as ideias. A natureza surpreende sempre.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

FONTE – Cães online

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Advertisement

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.