Cães e gatos não transmitem o coronavírus a humanos

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

Em tempos de coronavírus, toda a informação consistente é válida para desmistificar tabus, principalmente no mundo pet. Pesquisas apontam que cães e gatos não são potenciais transmissores do vírus que tem infectado e ceifado milhares de vida em um ano. Eles podem até ser hospedeiros de alguns coronavírus, mas não compartilham com o ser humano.

A OIE (Organização Mundial da Saúde Animal) e OMS (Organização Mundial da Saúde) são uníssonos ao informar que não há evidências significativas de que os animais possam transmitir a Covid-19.

O coronavírus conta com uma família grande. A Coronaviridae pode afetar tanto humanos como os animais, como por exemplo cães e gatos. Estão divididas em quatro gêneros: Alphacoronavirus, Betacoronavirus, Gammacoronavirus e Deltacoronavirus. Cada um, pode levar a diferentes doenças. Mesmo com a associação de que alguns Betacoronavirus que afetaram as pessoas como o SARS-CoV-, responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Grave e diagnosticada na China em 2002 e o MERS-CoV, responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio, com casos registrados em 2012 na Arábia Saudita, a OMS não encontrou evidências da origem animal para a SARS-CoV-2, agente da atual pandemia. Apesar disso, ainda está sob investigação se alguma espécie de animais é hospedeiro do vírus.

O coronavirus entérico canino (CCoV), por exemplo, causa gastroenterite canina, infectando as células do intestino. A vacina contra essa doença já existe e está presente nas vacinas múltiplas conhecidas como V8 e V10, recomendada por veterinários. Já o Coronavírus felino (FCoV) causa outra doença nos gatos, conhecida como peritonite infecciosa felina e para qual não há vacina no Brasil.

Apesar da não comprovação da transmissão de animais para humanos, é recomendável que as pessoas infectadas mantenham as boas práticas para preservar seus animais de estimação.

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas