Veja os benefícios da aplicação de gesso agrícola para produção orgânica
O uso do gesso agrícola tem diversos benefícios na produção orgânica. Ele atua diretamente na no solo para nutrição das plantações. O gesso agrícola é um condicionador de solos insubstituível na agricultura.
Sua utilização reduz a incidência de elementos indesejáveis ao metabolismo vegetal, especialmente o alumínio presente nas camadas subsuperficiais, e fornece nutrientes como Cálcio e Enxofre, que contribuem com o desenvolvimento das lavouras; gerando melhora do equilíbrio nutricional e ativando a obtenção de raízes mais profundas e volumosas.
- Coopavel sobe 28 posições entre as mil maiores empresas do País
- C.Vale é considerada a 6ª maior empresa do agronegócio brasileiro
Além dos benefícios agronômicos como melhoria da qualidade do solo, a aplicação do gesso agrícola contribui com a redução da contaminação ambiental. Os resultados são notados pela maior absorção de água e de outros nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das culturas, especialmente no inverno, quando há deficiência hídrica.
O fosfogesso também tende a incrementar os estoques de carbono no solo, proporcionando aumento da qualidade à terra, trazendo mais produtividade agrícola e pecuária, otimizando a utilização das áreas.
- Cooperativismo paranaense estuda buscar fontes alternativas de financiamentos
- Copacol anuncia ampliação no sudoeste do Paraná
Foi este produto da Mosaic Fertilizantes que foi certificado para uso na produção orgânica, pelo IBD – a maior certificadora de orgânicos da América Latina.
“Recebemos a certificadora em nossa unidade de Uberaba (MG), que observou e avaliou questões como controle de qualidade para atendimento às garantias mínimas estabelecidas em lei e pelos órgãos de controle, rastreabilidade da produção, validação dos estudos de eficácia realizados para garantia das qualidades divulgadas pela empresa e atendimento às normas ambientais, trabalhistas e regulatórias”, afirma Bruno Benatti, gerente de produtos da Mosaic Fertilizantes. Com o selo, a unidade poderá fornecer o insumo a produtores de orgânicos, que possuem como premissa utilizar somente matérias-primas certificadas.
- Agricultores vão receber capacitação sobre cooperativismo
- Mapa formaliza intenção de cooperativismo para fortalecer setor cafeeiro
Integrando conhecimento agronômico e inovação, a empresa investe continuamente em tecnologias e novas soluções que promovem a saúde do solo e maximizam o potencial genético das plantações. “O fosfogesso entregue ao mercado é um produto já conhecidos pelos agricultores e pecuaristas. Agora, com a certificação, a Mosaic Fertilizantes pretende ampliar sua atuação e mostrar ao mercado de orgânicos os seus diferenciais”, diz Benatti.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com assessoria)