frutas

Preços de frutas e hortaliças estão caindo nas Ceasas; saiba o motivo

Débora Damasceno
Débora Damasceno
frutas

#souagro| Os preços de frutas e hortaliças estão caindo nas Ceasas  do Brasil, é o que diz a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Destaque para o alface, batata, cenoura e tomate que apresentaram cotações ainda mais baixas, na comparação entre julho e agosto deste ano, na maioria das Centrais de Abastecimento analisadas.

A queda só não é mantida em relação ao preço da cebola, que continua apresentando aumento nas cotações dos mercados atacadistas. O preço médio ponderado do produto aumentou cerca de 12%. A alta atípica de preços neste ano pode ser atribuída a produção nordestina, que está abaixo do esperado.

 

Frutas

Em agosto, a melancia teve destaque de baixa nos preços. De acordo com o Boletim Prohort, houve maior comercialização do produto e queda das cotações na maior parte dos atacadistas. O calor e a demanda retraída tiveram grande influência nesse resultado.

No caso da maçã, a relação foi inversa, apresentando alta em todos os mercados em função dos problemas na última safra, afetada pela seca na região sul.

Para o próximo mês, no caso da laranja, é prevista uma leve pressão para a elevação nas cotações, devido à absorção industrial para produção de suco feita pela indústria paulista. Já para outras frutas como banana e mamão não há uma tendência de movimento uniforme.

 

Ceasa RS

Uma novidade apresentada nesta edição do Boletim Prohort foi a inclusão da Ceasa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entre as centrais analisadas. A formação de novas parcerias amplia o universo de análises da Conab e oferece um panorama ainda mais abrangente do setor. Todas as informações contidas neste estudo foram apuradas com base nos preços das Centrais de Abastecimento localizadas em São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Brasília/DF, Recife/PE, Fortaleza/CE, Rio Branco/AC e Porto Alegre/RS. A íntegra do 9º Boletim Prohort pode ser acessada no Portal da Conab.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Conab)

(Foto: Envato)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas