“Desafio é compatibilizar alto custo de produção com valor final do produto”, afirma ex-ministro da Agricultura

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

“Principal desafio hoje é compatibilizar alto custo de produção com valor final do produto”. A afirmação é do ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, que participou nesta terça-feira (13) do 14º Encontro Mercolab em Cascavel.

O evento debateu os principais desafios da avicultura e lidar com custo de ração elevado, por exemplo, é considerado um dos principais calos no pé do produtor rural. “A avicultura para o Brasil é muito importante. Somos os maiores exportadores de carne de frango e em relação à produção nos tornamos o segundo maior, ultrapassando a China e ficando apenas atrás dos EUA [Estados Unidos da América]. E o que a gente observa ainda como grande desafio é que o custo da produção segue muito elevado. E existe uma dificuldade financeira das pessoas em geral para consumir o produto final”, avalia.

 

Com as dificuldades financeiras, o consumidor tem migrado da carne de gado para carne de frango. “Precisamos estabilizar a economia, olhar o processo como um todo e fortalecer e melhorar a renda do consumidor”, ressalta.

A demanda da carne de frango continua elevada pela qualidade do que é produzido no Brasil. “E discutir isso em um encontro como o Mercolab que reúne política e agronegócio nos dá uma visão de como estamos no momento atual e todo reflexo da cadeia produtiva”, finaliza.

 

Confira a reportagem completa:

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas