mapa

Mapa fiscaliza uso de agrotóxicos ilegais dos produtos em central de abastecimento

Débora Damasceno
Débora Damasceno
mapa

#souagro| Foi uma verdadeira força-tarefa. O Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vistoriaram a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos da América Latina, a Ceagesp em São Paulo para fiscalizar resíduos de agrotóxicos e a rastreabilidade da origem de frutas e legumes.

A equipe de fiscalização inspecionou e encaminhou 105 lotes de frutas e hortícolas ao laboratório federal agropecuário para a verificação de resíduos de agrotóxicos proibidos no país ou em desacordo com os parâmetros de segurança de acordo com a legislação.

 

mapa

A multa por venda de produto impróprio ao consumo em razão de aplicação irregular de agrotóxicos ao comerciante pode chegar a até R$ 532 mil, dependendo do tamanho do lote fiscalizado.

A força-tarefa também avaliou a rastreabilidade de produtos e verificou falha generalizada nas informações de procedência dos produtos fiscalizados. Por meio da verificação de documentação fiscal e registros de identificação da mercadoria, foi constatado que muitos hortícolas comercializados apresentavam informações incompletas ou incoerentes, tornando impossível identificar o agricultor responsável pela produção do item. Neste caso, o comerciante assume a responsabilidade pela comercialização do produto impróprio ao consumo.

mapa

 

 

Ao final da ação fiscal, equipes do Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e Ministério Público do Estado de São Paulo se reuniram para a formalização de convênio, integração dos sistemas de fiscalização e coordenação de ações conjuntas para inibir as irregularidades verificadas no comércio de frutas, verduras e legumes dentro do Estado.

(Débora Damasceno/Sou Agro  com Mapa)

(Fotos: Mapa)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas