Cultivo do trigo será foco de palestras em seminário no RS

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O cultivo do trigo será foco de palestras realizadas em seminário no Rio Grande do Sul. Será no dia 4 de outbro. Trata-se do Seminário do Programa Duas Safras, que será em Passo Fundo. Aberto ao público, a atividade ocorre no Centro de Eventos Gran Palazzo, a partir das 8h.

De acordo com Eduardo Condorelli, superintendente do Senar-RS, as palestras dessa edição terão foco no cultivo de trigo, um cereal de inverno, e no cultivo de milho, uma cultura de verão, como alternativas rentáveis para produção agropecuária. Além disso, será discutida a produção da soja em rotação com os cereais de inverno, garantindo a colheita de duas safras por ano.

 

“Levar o programa Duas Safras à Passo Fundo significa dar para esta região a possibilidade de se envolver na busca pela intensificação dos processos produtivos no Estado, que tem relação direta com a ampliação da produção agrícola de inverno”, explica. O superintendente frisa que melhorar o uso das áreas no inverno vai colaborar para a otimização de recursos naturais, humanos e financeiros à disposição da produção agropecuária.

“Estaremos dinamizando os resultados de outras culturas agrícolas, como a soja, além de contribuir com a intensificação da avicultura e da suinocultura, através de uma maior oferta de insumos para produção de rações e para as atividades de pecuária. O fortalecimento da produção de forrageiras também impactará o pastejo animal e alimentos conservados”, complementa.

 

Moderado pelo economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, o primeiro painel do seminário discute os cenários econômicos e mercadológicos ao lado dos palestrantes Jorge Lemainski (Chefe-Geral da Embrapa Trigo), José Eduardo dos Santos (Presidente Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura) e Tarcísio Minetto (Gerente de Relações Institucionais e Sindical da Ocergs).

No segundo painel, o engenheiro agrônomo Giovani Faé, da Embrapa Trigo, e o produtor Fauro Loreto da Rocha, da Agropecuária São Miguel (Santa Bárbara do Sul/RS), debatem a rentabilidade do trigo na prática. Já no painel 3, Marcos Rubens Figueiredo, do Sementes Pioneer (Passo Fundo/RS), e o produtor Lisandro Webber, da Sementes Webber (Coxilha/RS), abordam os desafios de inserir o milho na região do planalto com alta produtividade.

 

O painel 4 levanta a integração da soja com o Programa Duas Safras a partir das palestras do pesquisador Osmar Conte, da Embrapa Trigo, e do produtor Antoli Fauth Mello, da Fazenda Santo Antônio (Coxilha/RS). Eles contam estratégias para harmonização de sistemas de produção agrícola e um case de sucesso na diversificação produtiva.

As inscrições para a Etapa Planalto são gratuitas e devem ser feitas através do site  http://www.senar-rs.com.br/inscricao até o dia 3 de outubro. Veja a programação completa aqui. As próximas edições do seminário ocorrem até o final do ano, customizadas conforme as características de cada região.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas