Como fica a qualidade do trigo com essa chuva toda no Paraná?

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

É época de colheita de trigo no Paraná e ela estava avançando: em 12% conforme nós mostramos mais cedo aqui no Portal Sou Agro.

Acontece que chovendo não tem como manter as máquinas no campo. E essa chuvarada deve parar apenas na quinta-feira (08). Mas ela volta no fim de semana e daí existe uma preocupação com o cereal que está em época de colheita.

 

Segundo informações do Deral, a chuva em excesso pode comprometer diretamente a qualidade do trigo. “Afeta a qualidade do grão, cai o PH. E quanto menor o PH, menor o preço a receber. Com isso, a safra pode ser classificada como subproduto, o “triguilho””, alerta a economista do Deral de Cascavel, Jovir Esser.

Nesta terça-feira (06), choveu mais mais no Oeste, no Sudoeste e no Centro Oeste do Paraná. Segundo Instituto Meteorológico Simepar, em algumas regiões o acumulado de chuva apenas desta terça-feira foi de 60 milímetros. E a previsão para os próximos 15 dias é de chuva acima da média.

 

“Se chove demais e o produtor colhe, quando ensacar o grão ele vai apodrecer por que está úmido. A chuva em excesso prejudica todos os cereais que estão na época de colheita. Se for uma chuva que não dure muito tempo, tudo bem. Mas o tempo assim de forma frequente pode gerar perdas por excesso de umidade”, afirma o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas