Chuva em excesso no PR já traz risco de doenças para soja e preocupa os produtores

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A chuva em excesso no Paraná já traz preocupação para quem plantou soja no estado para o risco de doenças. O plantio não avançou muito no Paraná, está em 9%.

Segundo o engenheiro agronômo da C.Vale Enoir Pelizzaro, são dois problemas causados pela chuva em excesso: o primeiro deles é a erosão e o segundo o selamento da superfície do solo. “Como tiveram chuvas fortes, automaticamente há formação de uma crosta mais dura do solo, o que dificulta a soja a sair e ter oxigenação. Isso faz também com que está mais propícia a doenças no fim do ciclo”, explica.

 

A temperatura abaixo do ideal vai levar a soja a demorar mais dias para nascer. Assim, o grão tem risco de ter mais doenças que são de solo. “A soja também fica um pouco debilitada por excesso de chuva e por falta de oxigênio e isso faz com que os agricultores precisem investir mais em fungicidas na lavoura”, relata.

O produtor rural Edmilson Zabotti, de Palotina, já plantou uma grande área de soja na semana passada e confirma a preocupação com a umidade do solo. “O que já estava germinando realmente precisava de um pouco de chuva, mas com toda essa chuva passa a preocupar, por que além do excesso de água o que nos deixa com a pulga atrás da orelha é a temperatura da terra, já que essa chuva está vindo gealda e não é muito interessante”, comenta.

 

Só na região de Palotina, ontem, foram cerca de 110 milímetros de chuva registrados. “O solo está totalmente enxarcado e isso já começa alarmar para possibilidade de doenças”, afirma.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas