Foto: Envato

Conquista de primeiro lugar nacional em produção de frangos, eleva ainda mais o agro de Cascavel

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| Dizem que a primeira conquista em um pódio nunca é esquecida, pois é exatamente assim que Cascavel se sente ao garantir o topo do ranking brasileiro na produção de galináceos (aves que incluem galos, galinhas, frangos, frangas, pintinhos e pintainhas), um momento que ficará para a história da cidade.

Com um aumento de 17, 8% da produção em 2021 com mais de 20 milhões de frangos, Cascavel ultrapassou a cidade de Santa Maria de Jetibá (ES), que caiu para a 2ª posição, segundo os dados divulgados pelo IBGE. Uma conquista de alegria, mas que também trouxe ainda mais responsabilidade ao município: “Mais uma grande marca para a Cascavel, para toda a região estar na ponta deste ranking como o município que mais produz nesse setor. Também para nós é importante. Cascavel, de fato se consolida com isso. Ao mesmo tempo, nos traz ainda mais responsabilidade, idades, tendo que dar a infraestrutura pública de estradas de condições para que Cascavel consiga exportar produtos para outros países e também abastecer a cadeia produtiva do nosso país e do Paraná”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos.

 

VEJA O VÍDEO:

Para quem está a frente de uma das cooperativas que mais contribui para este resultado cascavelense, essa é uma conquista espetacular.

“É muito grande, importante, seja na carne de frango para o oeste do Paraná e principalmente na cidade de Cascavel, porque a produção de frango quer dizer valor agregado à soja, o milho. Quando nós exportamos uma tonelada de soja, nós recebemos em torno de 580 dólares, quando nós exportamos uma tonelada de milho, recebemos 280 dólares por essa tonelada. Quando transformamos essa soja e milho em carne de frango, nós, agregamos valor, exportamos por 2 mil dólares. Essa diferença significa geração de renda aos produtores rurais e geração de emprego nas áreas urbanas e também significa maiores impostos para o município e o estado do Paraná é o maior, com todo o frango do Brasil e também o maior exportador. E a região oeste tem a maior concentração de frango do Brasil e em Cascavel está o maior plantel de frango do Brasil”, detalha Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.

 

Para o futuro, a perspectiva é continuar crescendo e manter Cascavel nessa lista nacional tão importante. Afinal, o agronegócio corre nas veias do oeste paranaense.

“É claro que esse ranking nos traz um olhar especial. O Brasil e o mundo olham para o oeste do Paraná e entende que aqui nós temos essa produção de pintinhos, de frango, de carne que alimenta o país e o mundo. Com isso tudo, a nossa infraestrutura é cada vez mais e precisa estar à altura desse título e o poder público municipal, do Estado do Paraná tem que olhar com carinho e é isso que nós estamos fazendo, como por exemplo, a infraestrutura de estrada para todos os produtores aqui da nossa cidade”, disse Paranhos

Aos produtores rurais, que são os grandes responsáveis por esse topo do ranking. O sentimento é de gratidão.

“A nossa mensagem é de otimismo, de gratidão por todos esses que estão imbuídos, na verdade, desta produção. É claro que o poder público precisa reconhecer o valor dessas pessoas, tornando o Cascavel essa referência nacional na produção de alimentos”, finaliza Paranhos.

 

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro )

(Foto: Envato)

 

 

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas