evento

Mercado de peixes será foco em evento internacional

Débora Damasceno
Débora Damasceno
evento

Em sua quarta edição, o evento International Fish Congress & Fish Expo Brasil reúne conferencistas de 15 países que destacam assuntos relacionados a mercados para peixes e crustáceos, além de temas técnicos como sistemas de produção, tecnologias, nutrição, sanidade, biossegurança e genética.

O evento está programado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Maestra Convention Center do Resort Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

 

IFC Brasil

Neste ano, o IFC Brasil presenteia os congressistas com uma programação rica em assuntos importantes para o setor de pescados. Para isso, apresenta um time de conferencistas que são expoentes em suas áreas no país e a nível internacional. “Com os pés no presente e os olhos focados no Futuro”, afirma Altemir Gregolin, ex-ministro da pesca e presidente do IFC Brasil.

 

Mercado

O debate relativo a mercado e competitividade do pescado brasileiro será um dos pontos fortes do congresso. Exportações de pescado e perspectivas para o Brasil no mercado internacional será o tema de painel com Dr. Manoel Xavier Pedroza Filho, pesquisador em Economia Aquícola na Embrapa Pesca e Aquicultura; Eduardo Lobo, Sócio Da Empresa Prime Seafood e presidente da Abipesca; e Valdemir Paulino dos Santos, superintendente comercial e marketing da Cooperativa Copacol – PR e presidente do Conselho de Administração da Peixe BR.

 

Inovação

Inovações e tendências tecnológicas serão discutidas com a presença do Dr. Diego Lages, diretor global da Marel Fish da Islândia e do Dr. Adolfo Alvial, diretor executivo do Clube de Inovação Aquícola do Chile. Sobre sistemas de produção, destaca-se a presença do Dr. Keith Morris M.Sc, global marketing manager da Phibro Aqua, que tratará da importância da “Mitigação do estresse na aquicultura para elevar a produtividade e a sanidade dos animais”. Outro destaque será o debate em torno da produção em sistema de recirculação – RAS, com Simon Dureijka, diretor de produção da empresa Infinite Sea da Alemanha e Marcelo Shei da empresa Altamar.

 

Nutrição

Destaque também para a palestra de Rajesh Joshi, pesquisador sênior da GenoMar Genetics – Noruega. Seus estudos são os mais consultados atualmente. Ele fala sobre inovação na criação seletiva para uma indústria rentável de tilápia do Nilo. Na área de nutrição, atenção especial para o uso de aditivos enzimáticos nas dietas de peixes, visando melhorar a qualidade de água e performance animal, com o Dr. Alexandre Barbosa de Brito, gerente técnico da ABvista para América Latina. Além destes, muitos outros temas conferencistas enriquecerão os debates e o conhecimento que permeará o IFC Brasil 2022.

Projeto Astral

O IFC Brasil vai sediar uma reunião internacional do projeto Astral, com instituições de pesquisa, universidades e empresas brasileiras. O objetivo é estabelecer parcerias no Brasil, onde já existe um projeto com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), para o desenvolvimento de uma aquicultura sustentável, rentável e cada vez mais demandada no mercado global, através da produção em sistema multitrófico. O projeto Astral é financiado pela União Europeia, coordenado pelo Centro de Investigação da Noruega (Norce), e está presente em mais de 15 países. O projeto visa desenvolver novas cadeias de valor sustentáveis, rentáveis e resilientes através da produção integrada de aquicultura multitrófica (IMTA).

Semana do Pescado

Outro momento especial do IFC Brasil 2022, no dia 1º de setembro, será o lançamento da 19ª edição da Semana do Pescado. O ato será transmitido para todo o Brasil, seguido por painel de debate sobre os “Padrões, tendências e estratégias para elevar o consumo de pescado no país”. A Semana do Pescado foi criada para estimular o consumo e se consolidou como uma segunda época de pico de consumo, juntamente com a já tradicional “Semana Santa”.

Festival

Ainda no dia 1º de setembro, o IFC Brasil sedia novamente o Festival Nacional do Tambaqui. A segunda edição do evento, que presenteia os participantes e expositores com um jantar especial à base de tambaqui da Amazônia, tem o objetivo de divulgar o sabor e ampliar o mercado do tambaqui, que é um peixe símbolo da Amazônia Brasileira. Serão servidas mais de 400 bandas de tambaqui, A promoção é do IFC Brasil, Acripar, Sebrae e empresas apoiadoras. Uma delas, já confirmada, é a AgroFish Nova Aurora.

Inscrições – As inscrições para o IFC Brasil estão com vagas limitadas e podem ser feitas no site www.ifcbrasil.com.br com preços especiais para estudantes.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro com Assessoria IFC)

(Foto: reprodução)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas