Degustação de derivados de caju incentiva produção da cultura

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Uma degustação de derivados de caju tem como objetivo incentivar a produção da cultura. É por isso que a Embrapa Agroindústria Tropical promove nesta sexta-feira (26) e neste sábado (27) análise sensorial de produtos à base de caju.

Serão cinco produtos: suco integral, cajuína, mel de caju, doce cremoso de caju e croquete de fibra de caju. A ação integra o projeto Inova Caju, que visa ao fortalecimento da cadeia produtiva local do caju a partir de sua maior inserção nos circuitos econômicos do comércio e turismo da região. A análise terá início às 14 horas para pessoas que estejam no município de férias ou a lazer. Será na Pousada Ocas do Índio Morro Branco, em Baberibe, Ceará.

 

De acordo com o pesquisador Joel Cardoso, da Embrapa Agroindústria Tropical, o projeto tem um conjunto grande de ações para o beneficiamento da cajucultura. Ele destaca o que tem sido feito em Beberibe: “Está sendo trabalhada a questão da diferenciação dos produtos, por meio de processos de rastreabilidade da produção que consiste em conhecer todo o processo produtivo. Isso é trabalhado com os agricultores familiares”.

Sobre a diversificação dos produtos industriais transformados do caju, o pesquisador afirma que a equipe de pesquisa vem trabalhando para que as unidades de produção de cajuína tenham outros produtos. Além disso, o uso alternativo da fibra de caju e o estímulo à comercialização no município são outras frentes trabalhadas pelo Inova Caju.

 

A análise sensorial tem como foco averiguar a aceitabilidade sensorial do produto, ou seja, o quanto o público gosta ou desgosta de aspectos como cor, textura, cheiro e sabor, além de verificar a atitude de compra.

“Uma vez identificados quais produtos são mais aceitos pelos turistas, serão divulgados junto aos empreendimentos turísticos e estabelecimentos comerciais  (bares, restaurantes e hotéis), assim como  para agricultores familiares,  para que produzam e comercializem esses tipos de produtos. Dessa forma, proveremos o circuito curto de comercialização, alavancando a economia local”, comenta Ídila Araújo, técnica do Laboratório de Análise de Alimentos, sobre os passos seguintes à análise.

 

Sobre o projeto

O Projeto Inova Caju surgiu a partir da demanda de agricultores e instituições do município de Beberibe que identificam o potencial de comercialização do caju e dos seus derivados, como por exemplo a amêndoa e a cajuína, na cadeia do turismo e do comércio local. O objetivo é fortalecer a rede comercial local, beneficiando os agricultores familiares.

A pesquisa está voltada para a resolução de problemas locais, com soluções tanto para o sistema de produção quanto para a agroindústria.

 

As ações a serem realizadas integram setores específicos da região, que buscam entender o funcionamento da cadeia produtiva local. Além desse mapeamento do circuito, algumas atividades de formação estão sendo realizadas, como, por exemplo, capacitações, ações voltadas para o marketing, o empreendedorismo, a comunicação e a tecnologia.

Um dos objetivos é sensibilizar os consumidores finais de caju, pois, de acordo com os moradores da região, muitos visitantes desconhecem que a localidade possui cajucultura representativa.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

Foto: Pixabay

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas