É leite ou não é? Procon está de olho em laticínios que vendem produtos que confundem consumidor

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A pergunta: é leite ou não é, soa estranho para você? Se a resposta for sim, saiba que essa é uma dúvida que tem se tornado bem frequente aos consumidores que vão ao mercado comprar leite. O que acontece é que muitos laticínios estão vendendo produtos à base de soro de leite, mas com embalagens que se parecem muito com a do leite, ou seja, quem vai comprar se confunde e às vezes acaba comprando gato por lebre.

É justamente por isso que o Procon de São Paulo está de olho nessas situações, para evitar que o consumidor seja enganado. Toda essa questão começou a aumentar nos últimos meses, quando o preço do leite subiu muito.

 

O fato é que as embalagens muito parecidas e os preços que podem ficar 40% menor que o leite comum, acabam induzindo a compra errada segundo especialistas e isso não pode ocorrer, pois as empresas precisam deixar muito claro o que o produto é.

Isso ocorre no leite condensado, onde pode ser levado pra casa uma mistura láctea condensada. No próprio leite, onde o consumidor compra uma bebida láctea. Até no leite em pó, há confusão, onde o produto vendido é também um composto lácteo. Isso se repete também no requeijão e no creme de leite.

 

Lembrando que usar o soro não é proibido, mas as empresas não podem confundir os clientes na hora da compra.

COMO TUDO COMEÇOU

No fim do mês passado o Procon de São Paulo notificou a empresa Quatá Alimentos. O pedido de explicações foi sobre a venda da bebida láctea Cristina, à base de soro (foto abaixo). A empresa disse em nota que: “procurando não provocar confusão no ponto de venda, lançou esse produto sob essa nova marca, porque não fabrica leite caixinha (UHT) com a marca Cristina”.

 

LEITE

 

Foi a partir daí que o Procon de São Paulo começou um levantamento para saber quais outras empresas estão fazendo o mesmo com as embalagens para iniciar as notificações.

Nós do Sou Agro entramos em contato com o Procon para saber mais detalhes dessas fiscalizações e aguardamos retorno.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Agências)

(Foto: reprodução internet)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas