Lançada oficialmente a colheita do trigo no Paraná

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (24) a colheita do trigo no Paraná. Foi durante o Show Rural de Inverno, realizado no Parque Tecnológico Coopavel. A colheita está em 2% no Estado e os dados foram divulgados na terça-feira (23) pelo Deral (Departamento de Economia Rural) e deve avançar a partir de agora.

Segundo secretário de Agricultura do Paraná Norberto Ortigara, o estado, assim como o País, ainda depende muito da importação do produto. Mas o caminho é para autossuficiência em produção em breve. “Estamos esperando uma boa produtividade e trabalhamos com incentivo aos produtores e também com todas as ferramentas possíveis para fazer com que não tenhamos mais essa dependência”, afirma.

 

muito dependentes importação perspectiva no sul do brasil boa oferta de trigo, estamos com 2% da colheita e lançamos a colheita formamelmente, esperando boa produtividade…

A expectativa é de que o Paraná colha, neste ano, 3,8 milhões de toneladas. Já o Brasil deve produzir aproximadamente 9,5 milhões de toneladas. O consumo nacional, no entanto, é de 13 milhões de toneladas e por isso a necessidade de importação.

Confira a reportagem completa:

 

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destaca o aumento da produção na área onde hoje foi dada a largada para a colheita da safra é de 60% e destacou que é possível aumentar ainda mais esse percentual.

Há uma escassez internacional do produto e se o Brasil não ficar atento para investir na produção, poderá ter dificuldade na hora de importar.

 

“O mundo está demandando trigo, a Rússia e Ucrânia são responsáveis por 30% da exportação em todo mundo e a guerra entre eles complicou a produção. Há um bloqueio econômico internacional, então é um momento bom para o trigo. Momento do Brasil se firmar. Os consumidores de Rússia e Ucrânia terão que procurar outros caminhos”, enfatizou.

(Texto: Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Secom Cascavel – reportagem de vídeo: Sirlei Benetti/Sou Agro)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas