Agricultoras participam de curso para aprimorar atividade produtiva

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Agricultoras vão participar de um projeto de capacitação que vai atender pelo menos 30 mulheres da agricultura familiar em Joinville, Santa Catarina.

O projeto, que é uma iniciativa do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em parceria com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), capacitará 30 agricultoras familiares em Joinville, Santa Catarina.

 

O curso é gratuito e voltado para mulheres rurais e da pesca. O objetivo é promover espaços de capacitação continuada a fim de oferecer ferramentas para qualificá-las para ter mais autonomia no campo, com foco em geração de trabalho e renda, melhoria dos processos de gestão, acesso aos mercados, desenvolvimento econômico, bem como contribuir para o fortalecimento delas no âmbito familiar e em empreendimentos coletivos como cooperativas, associações e colônias de pesca.

As oficinas da quarta turma de capacitação e formação técnica do Curso Mulheres em Ação: Flor-e-Ser foram abertas no dia 2 deste mês.  O Mulheres em Ação: Flor-e-Ser capacitará 250 mulheres até o fim deste ano. Atualmente, conta com 120 agricultoras formadas. Mais de 370 agricultoras e pescadoras de municípios catarinenses já foram beneficiadas pelo projeto.

 

O projeto é executado por uma equipe técnica multidisciplinar, baseada na Pedagogia da Alternância e Psicologia da Cooperação, com carga horária de 80 horas por turma em cinco alternâncias. A metodologia utilizada intercala um período de vivência em sala de aula com outro no campo, permitindo assim que o conteúdo teórico seja colocado em prática na propriedade ou nas organizações coletivas. O programa engloba aulas expositivas, oficinas, viagens educativas e mesas-redondas com mulheres que já desempenham papel de liderança.

Durante a capacitação, as agricultoras familiares terão acesso a conhecimentos fundamentais para aprimorar sua atividade produtiva e ocuparem espaços estratégicos, como oficinas de cooperativismo e associativismo, abordagem de novas perspectivas de negócios, empreendedorismo, planejamento, liderança, educação financeira, segurança alimentar, educação socioambiental e acesso às políticas públicas.

 

Ao fim do curso, previsto para outubro, as alunas serão orientadas a desenvolver um plano de negócios.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Fonte e foto: Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas