Foto: Envato

Será que o calor no inverno é bom ou ruim para o trigo?

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| Estamos em pleno inverno, mas nos últimos dias no Paraná nem parece. Com temperaturas mais altas e o sol forte, muita gente até esquece a estação que estamos. Só que para o agronegócio a preocupação é com o desenvolvimento das culturas, o estado já tem quase todo trigo plantado, chegando a 96% do total. Mas será que esse calor todo é bom para as lavouras de trigo? é o que fomos descobrir.

De acordo com o agrometeorologista, Reginaldo Ferreira, há dois pontos nisso: um positivo e outro negativo. “O trigo é uma cultura de inverno assim como aveia e assim, elas precisam de temperaturas baixas, elas também precisam de chuva. Nesse período nós não temos nem temperatura baixa e também não temos chuva, não temos precipitação para que a planta possa expressar o seu máximo potencial produtivo. Por um outro lado, esses dias consecutivos secos eles ajudam na redução de doenças, principalmente na cultura do trigo, que é uma cultura bem sensível e ao mesmo tempo as chuvas são necessárias para que a planta possa desenvolver bem e expressar o seu máximo potencial produtivo”, detalha.

 

VEJA O VÍDEO:

 

Reginaldo afirma que essas características climáticas são típicas da La Niña, mas que a seca estendida gera preocupação aos produtores.

“Nós estamos no período de La Niña e quando isso acontece, a gente tem uma estabilidade tanto na temperatura quanto nas precipitações, principalmente nas regiões Sul e Nordeste, onde temos muita chuva e na região sul, uma quantidade de dias consecutivos de seca. Uma massa seca muito forte que nós chamamos de bloqueio atmosférico e isso impede a entrada das frentes e faz com que a gente não tenha praticamente chuva na nossa região. O que mostra o dado meteorológico é que a gente vai ter uma quantidade de dias ainda consecutivos relativamente seco, praticamente todo o mês de julho e isso na realidade traz sem dúvida nenhuma um aspecto negativo na produção, porque chuva está relacionado com produção com fartura”, finalizou o agrometeorologista.

 

Sobre a previsão do tempo, segundo o Simepar, essa previsão de seca deve se estender por alguns dias. Como disse o agrometeorologista, estamos em uma situação de bloqueio atmosférico que impede a progressão de frente fria sobre o Sul do país.

“Essa situação conhecida popularmente como veranico se estende pelo menos até o início da semana que vem, pois só há previsão de chuva no dia 12 de julho nas regiões paranaenses, quando uma frente fria consegue romper esse bloqueio atmosférico. Consequentemente após a ocorrência de chuva as temperaturas também diminuem, isso porque uma massa de ar polar deve vir na sequência e derrubar as temperaturas em vários setores dos três estados do Sul. No entanto até lá vamos conviver com esses dias de tempo mais seco, temperaturas mais elevadas e a baixa umidade relativa do ar o que também propicia que tenhamos um aumento da o risco de queimadas no estado assim como fica bastante prejudicada a qualidade do ar”, disse Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

(Débora Damasceno/Sou Agro )

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas