Foto: AEN

Saiba quais países mais compram a carne de frango brasileira

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: AEN

#souagro| A lista com os 25 países que mais compraram a carne de frango brasileira no primeiro semestre de 2022, passou por poucas mudanças em um ano. Apenas três países entraram no ranking, mas as mudanças nas posições das compras mudaram bastante.

A que mais chama a atenção, sem dúvida, é a queda da Arábia Saudita da 2ª para a 4ª posição. Pois, historicamente (isto é, desde as primeiras exportações, em 1975), os sauditas sempre estiveram no primeiro ou segundo posto.

 

De toda forma, a Arábia Saudita mantém, até aqui, a mesma posição ocupada no encerramento de 2021. Além disso, o que ocorreu, aparentemente, foi um redirecionamento de destino, pois os sauditas foram substituídos, no segundo posto, pelos vizinhos dos Emirados Árabes Unidos. Com vantagem, pois o total somado destinado aos dois países ficou, neste ano, 8% acima do registrado em 2021.

Outra mudança – desta vez, plenamente justificável – foi a queda, da 10ª para a 21ª posição, de Hong Kong, que por muito tempo esteve entre os cinco maiores importadores da carne de frango brasileira. Foi perdendo posições paulatinamente, à medida que as exportações para a China, sem mais triangulações, foram aumentando.

 

Também chama a atenção, mas agora no caminho inverso, a ascensão do México da 12ª para a 8ª posição.

Nas três últimas posições, estreando no rol dos 25 maiores importadores, se encontram Turquia (com aumento de volume de 75%), Cuba (+60%) e Gana (+46%). Substituem, no bloco, Egito, Peru e Rússia. Entre os três, a redução mais significativa é a da Rússia. Há um ano ocupava o 13º posto. Agora, com uma redução de quase 70% no volume importado, caiu para a 29ª posição.

Representando cerca de 16% dos 158 países atendidos no primeiro semestre de 2022, os 25 principais importadores da carne de frango brasileira absorveram pouco mais de 85% do volume exportado no período e geraram receita cambial muito próxima desse índice.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro com Avisite)

(Foto: AEN)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas