Evento sobre bioinsumos traz alternativas para diminuir custos nas lavouras

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Um evento sobre bioinsumos traz alternativas para diminuir custos nas lavouras aos produtores rurais. O 2º Bioinsumos no Brasil será aberto nesta quarta-feira (27) e continua na quinta-feira (28) no Centro de Convenções e Eventos em Cascavel.

O evento é promovido pela Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) e pela FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná.

Os bioinsumos – insumos biológicos com origem vegetal, microbiana e animal – vêm ganhando cada vez mais espaço nas propriedades brasileiras. Um mercado que movimentou no Brasil mais de R$ 2,3 bilhões e que tem se tornado uma alternativa para quem busca minimizar custos na lavoura e com os olhos na produtividade.

 

Com uma vasta programação distribuída nos três dias de evento, o 2º Bioinsumos no Brasil trará renomados palestrantes para debaterão temáticas como: Produção de Bioinsumos On Farm, Tecnologia de Bioanálise de Solos, Liberação de Parasitoides em Grandes Culturas, Estratégias de Manejo e Controle de Doenças, Manejo da Cigarrinha do Milho com Bioprodutos, entre outras temáticas.

Para o presidente da AREAC, Engenheiro Agrônomo Cesar Veronese, os bioinsumos são mais uma alternativa de práticas agronômicas eficientes oportunizadas aos agricultores. “Eventos como esse se traduzem como singulares a profissionais e agricultores para o alcance de conhecimento e principalmente, para o manejo correto da tecnologia”, descreve Veronese. A orientação é a de fazer o uso de produtos de qualidade, procedência garantida, com processos industriais livres de contaminação, com a assistência sempre fundamental do Engenheiro Agrônomo.

 

O presidente da FEAPR, o Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, destaca que os bioinsumos vêm ganhando cada vez mais notoriedade. “A redução da quantidade de insumos químicos no mercado, aliado a uma produtividade mais sustentável e a redução de custos tem auxiliado na grande evidência dos bioinsumos. Um mercado em crescimento e que deve movimentar mais de R$ 9 bilhões em 2030”, afirmou.

O uso de bioinsumos não é novo. Na soja, ele já é usado há décadas. Agora, com o aparecimento de novas tecnologias mais eficazes, juntamente com as vantagens na utilização deste produto, já são encontrados mais de 475 produtos registrados e de baixo impacto. De acordo com Ascari, os benefícios dos bioinsumos podem ir além da redução de custos.

 

“O crescimento da utilização dos bioinsumos segue uma tendência mundial do setor, que busca pelo aumento da produtividade com sistemas de plantio mais sustentáveis, oferecendo assim ao público alimentos de maior qualidade nutricional e também a própria redução de preços ao consumidor. Os bioinsumos são o presente e o futuro na agricultura”, avaliou.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo www.agroinformativo.com/eventos/ii-bioinsumos-brasil.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com assessoria)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas