irrigação

Tecnologia pode auxiliar ampliação de área irrigada no Brasil

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
irrigação

#souagro| Por meio da tecnologia, o Brasil tem potencial para expandir a área irrigada sem comprometer os outros usos de recursos hídricos. O País tem, atualmente, 8,2 milhões de hectares irrigados, com potencial para 55 milhões apenas sobre as áreas que já estão em uso.

O pesquisador Alberto Barreto explica que o Brasil tem potencial para atender a demanda mundial de alimentos com a intensificação e a expansão sustentável da agricultura irrigada. Isso sempre associado a outras estratégias, como a conectividade rural. O tema foi discutido durante um seminário de comemoração ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada.

“O agro brasileiro já evoluiu ao longo dos anos com uso de tecnologias. Mas, no país, ainda existem dois grandes desafios: a incorporação de terras e a segurança alimentar”, afirma.

 

Para ele, o tema segurança alimentar transborda os limites do rural. 

“A combinação equilibrada de disponibilidade, acesso e utilização dos alimentos é o que compõe a segurança alimentar. Não adianta ter disponibilidade e não ter renda ou ter renda e não saber utilizar esses alimentos para montar uma dieta que vai manter a segurança alimentar”.

O pesquisador diz ainda que é possível aumentar a área irrigada sem comprometer os outros usos e que o Brasil pode chegar a 53,4 milhões de hectares adicionais de área irrigada.

“Esse é um uso seguro e pode ser um estoque não só brasileiro, mas planetário. Porque para tratar a questão ambiental e segurança alimentar, a irrigação vem, primeiro, cumprir a missão de fazer uma fronteira agrícola onde já existe agropecuária. Inclusive, podemos pensar na irrigação como nossa última fronteira agrícola em que esses 53,4 milhões de hectares é o que temos para trabalhar nos próximos 30 anos.”

 

Frederico Cintra, coordenador Geral de Irrigação e Drenagem do Ministério da Agricultura, também destacou o papel da irrigação como uma das principais tecnologias e estratégias para o País avançar na segurança alimentar. Ele apresentou a proposta de criação do Programa Nacional de Agricultura Irrigada que o órgão está desenvolvendo. 

“A irrigação permite a diversificação da produção, reduz os riscos dessa produção, diminui a pressão sobre novas fronteiras agrícolas e áreas de vegetação nativa, ajuda o produtor a se adaptar e mitigar os gases de efeito estufa frente às mudanças climáticas e traz desenvolvimento para região com geração de emprego e renda”.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Portal do Agronegócio)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas