Minicabras fazem sucesso como animais de estimação

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro | Cachorro, gato, papagaio, periquito geralmente são animais que vem à mente quando pensamos em pet (animal de estimação). Mas o mundo animal é vasto e vez ou outra pessoas são conhecidas por cuidarem de bichos diferente, como galo, cobra ou minicabras, por exemplo.

O mercado de animais de estimação foi tomado nos últimos anos por bichos que normalmente estariam em outro tipo de mercado. É o caso das cabras. As que são bem pequenas se destacam e costumam atrair muitos interessados. Em diversos países, especialmente na Europa, bodes e minicabras se tornaram febre. E não é sem motivo, bodes e cabras (e caprinos no geral, como as ovelhas, por exemplo) são muito sociáveis e se apegam facilmente aos tutores e até mesmo a outros animais de estimação.

 

 

No Brasil estes seres também podem ser vistos. Em um sítio de Itatiba (SP), por exemplo, existem duas raças de cabras: a pygmeu africana e a anã nigeriana. Se uma cabra comum pode medir cerca de um 1,20 metro de comprimento e pesar 90 quilos, estas ficam entre 40 e 50 centímetros de comprimento, pesando de 20 a 25 quilos.. Além deles, também é possível encontrar miniporcos. Eles são criados para a comercialização com animais de estimação.

Minicabras
Animais na propriedade em SP.

O dono da criação é Rolemberg Macedo. Ele comentou que no começo não havia interesse comercial e que o sucesso do negócio tem muito a ver com o interesse que as minicabras vêm despertando. Ele possui 380 animais, incluindo as matrizes.

Parte dos animais fica em outra propriedade, em Mato Grosso do Sul. Em Itatiba, são aproximadamente 80. Por mês, o número de crias gira em torno de 20 a 25. Elas ficam na propriedade até atingirem a idade adequada para a venda, por volta de 60 dias.

Por serem animais muito dóceis, são muito utilizadas como animais terapêuticos, especialmente no tratamento de crianças com deficiências físicas e mentais e, também como atração para os pequenos em parques e hotéis fazenda, já que esses pets se dão muito bem com crianças.

As cabras também são cheias de energia e amam dar seus pulinhos. Não é recomendado criá-las em apartamentos ou casas com pouco espaço. O ideal é que se tenha ao menos uma chácara ou um quintal espaçoso, para que tenham onde correr e gastar toda essa energia.

 

(Sou Agro com agências)

 

 

(Fotos: divulgação)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas